Suplementação alimentar: Riscos e benefícios

4/3/2016     Vanessa Ferreira    

  A ingestão adequada de nutrientes específicos são fatores que influenciam diretamente o desempenho físico
 
 
Emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o desempenho físico, aumentar a imunidade, são alguns dos objetivos de quem recorre ao auxílio dos suplementos alimentares. Porém, a suplementação, se feita de forma indiscriminada, pode causar efeitos contrários, além de prejudicar a saúde.

Devido a isso, a nutrição esportiva é tão importante quanto o próprio exercício. Ela deve ser considerada como parte da preparação do atleta para atingir o desempenho físico ideal. A nutricionista esportiva Vanessa Lobato explica que a dieta alimentar possui papel fundamental no desempenho físico. “A suplementação ajuda a melhorar a qualidade da alimentação com mais nutrientes a fim de atingir a necessidade nutricional”, explica.

Por outro lado, a nutricionista explica que existem riscos em consumir suplementos sem a recomendação de um médico ou nutricionista. “É necessária uma avaliação individualizada. Uma suplementação inadequada pode causar a sobrecarga do fígado e dos rins para metabolizar o nutriente, por exemplo. Também há a possibilidade de acúmulo de gordura corporal quando o suplemento é de carboidratos (exemplo: maltodextrina), proteínas (exemplo: whey protein) ou gorduras (exemplo: MCT), o que pode ocasionar o efeito contrário ao desejado”, explica.

A nutricionista afirma que é de extrema importância o acompanhamento de um profissional especializado em nutrição esportiva para avaliar a sua necessidade individual de acordo com o esporte praticado, e assim, obter melhores respostas com o direcionamento específico de consumo alimentar e possível associação com suplementos nutricionais esportivos.

Segundo a Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), o profissional de nutrição especializado em esporte tem como objetivo desenvolver uma alimentação voltada para as necessidades clínicas do paciente, e ser ainda mais específico junto às questões e aspectos que envolva seu desempenho.

Devido a variedade de suplementos disponíveis no mercado, o Ministério da Saúde divide os suplementos em grupos para orientar os consumidores:

Energéticos: podem ser usados antes, durante ou após treinos e provas, dependendo das características do indivíduo e do esporte. Fornecem basicamente energia, vinda sobretudo de carboidratos, e são encontrados em pó ou gel.  São exemplos: maltodextrina e dextrose. 

Proteicos: indicados para completar a ingestão proteica da dieta. O horário de consumo depende de uma série de fatores, mas muitas vezes são indicados para após o treino. Podem ser encontrados em pó, gel ou barra.  Fazem parte do grupo a Whey Protein, a Albumina, a Caseína e o Isolado Proteico de soja. 

Compensadores: contém carboidratos, proteínas e lipídios, além de vitaminas e minerais. Encontrados em pó ou líquido. Indicados para desnutridos ou para atletas com necessidades aumentadas devido ao estado fisiológico, limitações na dieta ou tipo de exercício.

Repositores: São bebidas esportivas com o objetivo de repor água, eletrólitos e carboidratos de forma mais rápida, evitando a desidratação de uma atividade intensa/longa. Indicado para corredores e ciclistas. 

Aminoácidos: fazem parte deste grupo os aminoácidos, indicados para aumento da massa muscular. Como exemplo temos os BCAAs, nome dado aos aminoácidos da cadeia ramificada, Leucina, Isoleucina e Valina. Os BCAAS, são indicados para recuperação muscular e para exercícios de longa duração.

Existem ainda os suplementos termogênicos, que, geralmente são a base de cafeína, e possuem a função de acelerar o metabolismo, contribuindo para a queima de gordura corporal. Nessa lista também estão os suplementos vitamínicos e minerais, que são indicados em caso de deficiência de determinado nutriente.

É importante lembrar que boa parte desses nutrientes podem ser obtidos com uma alimentação equilibrada. A suplementação só é indicada sob orientação médica e deve sempre ser acompanhada por um profissional especializado.

 

Vanessa Alves Lobato

Nutricionista, especialista em Nutrição Esportiva e Suplementação Alimentar

CRN: 19988

Fontes:

Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE) http://www.abne.org.br/index.php

Revista Nutrir Mais: <http://revistanutrirmais.com.br/a-importancia-do-nutricionista-esportivo-e-da-suplementacao/> 

 



comentários