Queijos: liberados de vez na dieta

2/1/2015        

Conheça os tipos mais indicados na dieta e saiba por que queijos fazem bem à saúde

 
Com certeza você associa ou já presenciou alguém associando o consumo de queijos ao ganho de peso ou ao agravamento de alguns quadros de saúde, como colesterol, aumento da pressão arterial, entre outros.
 
Mas segundo estudo realizado pela nutricionista Marcia Otto, professora na Universidade do Texas, realizado com 5.209 adultos, dentre tantos grupos de gorduras consideradas ruins, as gorduras presentes nos queijos não estão entre as mais prejudiciais, aliás, ficou comprovado, que o grupo de adultos que consumia esse tipo de gordura na dieta por meio do consumo de lácteos tinha aproximadamente 25% menor chance de desenvolver problemas cardíacos ao longo da vida. O que constata que a gordura saturada não é a única vilã da saúde do coração.
 
Os queijos concentram gorduras que variam de quantidade de acordo com os tipos existentes, mas em contrapartida, concentra nutrientes essenciais como : cálcio, proteínas, potássio, vitamina D entre outros, aliás, a vitamina D só pode ser metabolizada quando há a presença de lipídeos (gorduras) no organismo, desta forma, os queijos se constituem em uma excelente fonte de vitamina D, além de garantirem a absorção pela concentração de gorduras.
 
A presença do cálcio impede que haja reabsorção de sódio nos rins, que possibilita que esse nocivo vilão seja eliminado por meio da urina, essa ação do cálcio em consequência faz com que problemas de saúde como a pressão alta seja prevenido.
 
Essa grande quantidade de cálcio presente nos queijos faz com que haja equilíbrio da temperatura corporal, ou seja, o metabolismo passa a trabalhar com mais agilidade e assim, passa a queimar mais gorduras.
 
Mas é fundamental saber que cada tipo de queijo possui uma funcionalidade em destaque, e não é porque se trata de um alimento benéfico na dieta, que possa haver abusos, afinal, tudo em desequilíbrio faz mal.
 
Os queijos mais indicados na dieta são
 
Cottage: Esse é um queijo de poucas calorias, rico em proteínas e concentra um teor muito baixo de gorduras em comparação com outros tipos de queijos, é rico em cálcio e em sódio, se o intuito é o emagrecimento saudável esse é um queijo indicado.
 
Muçarela: Esse é um tipo de queijo um pouco mais calórico, mas que concentra menor quantidade de sódio, é rico em cálcio e pode ser consumido com parcimônia na dieta até mesmo se o intuito é a perda de peso.
 
Ricota: Esse queijo é uma excelente opção para aqueles que estão na luta pelo emagrecimento, é rico em cálcio, mas pobre em gorduras e com menor teor de sódio, sem contar na versatilidade na dieta que permite que esse queijo possa ser utilizado em pratos doces ou salgados.
 
Queijo Minas Frescal: Esse queijo é um dos mais ricos em cálcio, é uma excelente fonte de energia para o organismo, concentra pouco sódio e poucas gorduras, é uma excelente opção no café da manhã.
 
Esses são apenas alguns dos exemplos de queijos que podem ser consumidos em equilíbrio na dieta. Agora você já sabe, queijos não são vilões da dieta, o equilíbrio é a chave da saúde.
 
 
 



comentários