Principais mitos e verdades em torno do emagrecimento e da dieta saudável

20/4/2016        

 
 

SAIBA O QUE PODE OU NÃO NO DIA A DIA

 
 
É possível ver informações sobre dieta e alimentação em toda parte. Seja por meio das revistas, de perfis de especialistas ou até de blogueiras fitness nas redes sociais, por meio de programas de TV... Mas vale sempre repensar em tudo aquilo que se lê e se ouve e principalmente, aprender a selecionar as informações que possuem algum fundamento, de maneira que dicas de fato saudáveis possam fazer parte da rotina diária. 
 
De acordo com o estudo Saúde e mídia na construção da obesidade e do corpo perfeito, os meios de comunicação veiculam ou produzem notícias, representações e expectativas nas pessoas, por meio de propagandas, de informações, por meio do noticiário. E se de um lado estimulam as pessoas ao consumo de produtos dietéticos ou de práticas alimentares para a finalidade de emagrecer, de outro, instigam as pessoas ao consumo de alimentos altamente calóricos, como é o caso dos fast foods.
 
O artigo Epidemia ou alarmismo? trata de uma pesquisa americana do CDC - Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), que trazia algumas reflexões acerca da obesidade como a de que o alerta em torno do problema e dos riscos que pode causar à saúde, fazia com que muitas pessoas acima do peso, mas que não se enquadravam em um caso de obesidade, tentassem o emagrecimento a todo custo.
 
A pesquisa ainda salientava que a procura por dietas "malucas" não é a solução e de que ter um acompanhamento individual realizado por médico e nutricionista é essencial. Falava-se também sobre o abuso da cirurgia bariátrica.
 
A médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Vivian Suen, esclarece sobre as principais dúvidas que surgem de seus pacientes sobre o que é mito e o que é verdade em relação à alimentação saudável e ao desejo pelo emagrecimento:
 
 

MITOS E VERDADES SOBRE A ALIMENTAÇÃO E O EMAGRECIMENTO

 
 
CAFÉ DA MANHÃ EMAGRECE MESMO?
 
 
 
Verdade! A especialista explica que tomar um café equilibrado garante os nutrientes necessários para iniciar o dia. Mas alerta: “Lembre-se que as melhores opções para essa refeição são os pães e cereais integrais, e frutas.”
 
 
 
 
PÃO FRANCÊS INTEGRAL MAIS SAUDÁVEL QUE O PÃO DE FORMA? 
 
 
 
 
Verdade! A farinha integral é a melhor opção na dieta, isso porque concentra vitaminas e proteínas que não estão presentes na farinha branca.
 
 
 
 
 
A SUPLEMENTAÇÃO NÃO PODE SUBSTITUIR UMA ALIMENTAÇÃO
 
 
 
Mito! Isso mesmo, a nutróloga explica que a suplementação deve ser avaliada antes por um especialista e que pode substituir uma alimentação, desde que faça parte de uma dieta regular e equilibrada e que forneça todos os nutrientes necessários.
 
 
 
 
 EXCLUIR O JANTAR EMAGRECE
  
 
 
Mito! A alimentação equilibrada ao longo do dia é o que garante o emagrecimento. O ideal é balancear os alimentos de acordo com a ingestão energética total indicada. A médica acrescenta: “A dica é comer aqueles alimentos com baixas calorias e priorizar frutas, que, além de refrescantes, são pouco calóricas.”
 
 
 
 
AMENDOIM PARA QUEM QUER EMAGRECER?
 
 
 
Verdade! A especialista explica que o amendoim se trata de uma leguminosa muito nutritiva e que pode ser importante aliada na dieta. A única recomendação é em relação à quantidade, já que se trata de um alimento calórico. A forma torrada é a mais indicada porque diminui o índice calórico do alimento.
 
 
 
 
A CARNE DE PORCO É A PIOR OPÇÃO DENTRE AS DEMAIS CARNES
 
 
Mito! A especialista explica que a carne tem a fama de “suja” em comparação às demais, mas que não se trata de uma evidência científica: “Dependendo da parte do porco, ela tem menos gordura do que a carne de vaca, por exemplo, e fornece os mesmo benefícios, porém de forma mais saudável”.
 
 
 
 
 
ÓLEO DE COCO DEVE SUBSTITUIR OS DEMAIS ÓLEOS COMO CANOLA, GIRASSOL, ENTRE OUTROS?
 
 
 
Mito! Mesmo que ofereça importantes benefícios à saúde, a médica esclarece que o óleo de coco não deve substituir os óleos vegetais, até mesmo porque não existem evidências médicas que recomendem essa substituição.
 
 
 
 
O AÇÚCAR ORGÂNICO É MAIS SAUDÁVEL E MENOS CALÓRICO DO QUE O REFINADO?
 
 
 
 
Mito! O açúcar orgânico não contém agrotóxicos, mas em termos calóricos é idêntico ao açúcar tradicional.
 
 
 
 
É sempre importante ao se deparar com a informação de que um alimento faz bem ou não, checar e procurar orientação especializada. Dietas são individuais e vale sempre procurar um especialista para indicar a dieta ideal para a necessidade que também é individual. Pense nisso!

 
 
 
 
Dra. Vivian Suen é nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN.
 
 
 
 
A ABRAN é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne mais de 3.800 médicos nutrólogos associados, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população. 
 
Site: www.abran.org.b
Facebook: facebook.com/nutrologos
Instagram: @nutrologia 


Fontes
 
Saúde e mídia na construção da obesidade e do corpo perfeito. Realizado por: Giane Moliari Amaral Serra; Elizabeth Moreira dos Santos: www.scielosp.org/pdf/csc/v8n3/17450.pdf
 
Epidemia ou alarmismo? Realizado por: Flávia Mantovani; Marcos Dávila: www2.fm.usp.br/eventos/cartaz/2759_epidemia_ou_alarmismo_-_folha_de_s._paulo.pdf
 



comentários