A música como recurso no tratamento de doenças

16/11/2015        

Fique por dentro sobre a musicoterapia

A música não é apenas um conjunto harmonioso de acordes, é um recurso para tratamento de problemas de saúde também. 
 
Instintivamente o ser humano compreende que quando está muito nervoso é preciso ouvir uma música para acalmar ou que quando vai praticar alguma atividade que requer esforço o mais recomendado é uma música mais agitada. 
 
A música é um recurso terapêutico e quando aplicada junto a técnicas especializadas ganha o nome de musicoterapia. 
 
Se você ouvir uma música e ficar emocionado é porque houve algumas alterações no seu corpo como a liberação de hormônios neurotransmissores e a ativação da amígdala cerebelosa, uma área localizada no córtex cerebral ligada às emoções. Quando você ouve uma música e resolve acompanhar a letra, a região do cérebro conhecida como hipocampo é ativada, que é responsável pelas memórias.
 
E segundo estudos científicos, a música também age sobre o corpo físico. O corpo tem uma tendência a seguir o ritmo da música, tanto em altura quanto em intensidade. Assim, a música pode interferir tanto intensificando quanto reduzindo o estresse, o que também ocorre com a dor.
 
A musicoterapia é um recurso utilizado no tratamento de doenças terminais como parte dos cuidados paliativos, para conferir ao doente qualidade de vida, para tornar o momento final de vida o mais suave possível. O que pode ser encarado com muita tristeza também pode ser compreendido com alegria pelo ponto de vista de que a música alivia a dor e ajuda no processo de aceitamento do final natural que todos os seres humanos experimentarão.
 
Também há casos de doenças como o câncer que podem ser melhor enfrentadas por meio da música. 
 
Para se ter uma ideia do quanto a música pode interferir no estado emocional de uma pessoa, há casos de epilepsia em que o indivíduo entra em crise apenas se ouvir determinado som. Vale lembrar do filme O lado bom da vida, em que o personagem principal Pat (Bradley Cooper)  tem um surto ao ouvir uma música que o fazia recordar de um momento conturbado de sua vida.
 
A música cura. A música tem poder.



comentários