A vida mais colorida

9/6/2014        

Mais cores em seu dia a dia, conheça mais sobre a cromoterapia

Cores têm poder. Essa é uma realidade comprovada pela cromoterapia. As cores possuem significados que se refletem sobre a vida do ser humano. Podem ser calmantes; podem causar sensação de relaxamento; podem causar o efeito de excitação; podem causar até mesmo a irritação etc.
 
E não é preciso conhecer sobre a terapia que aplica as cores como tratamento para conseguir identificar os significados das cores. Quando um indivíduo observa uma imagem repleta de cores, automaticamente tem a sensação de que aquela imagem transmite alegria e vivacidade. E se ao contrário de muitas cores, a imagem tiver muitos tons cinzas e pretos refletirá a sensação de tristeza, dor, desânimo. Se a imagem tiver tons avermelhados, com cores quentes como amarelo e laranja, reflete agressividade, calor, explosão, enfim, as cores têm papel fundamental para compor o contexto da vida de cada um.
 
Na cromoterapia, as cores são aplicadas à cada indivíduo de acordo com suas necessidades particulares. Projeções de cores são realizadas sobre o paciente, seja por meio de luzes coloridas através de lanternas ou por mentalização.
 
Essa terapia é enxergada como auxiliar para tratamentos tradicionais, auxiliando as pessoas a lidarem com as próprias emoções e restabelecendo e harmonizando a energia.
 
Vamos conhecer as funcionalidades de algumas cores?
 
As cores mais utilizadas têm muito a dizer. O preto representa o luto, a sobriedade, também faz alusão ao mistério; o branco representa a alegria, a paz, de certa forma o equilíbrio.
 
O azul claro ajuda a acalmar e a relaxar. Já o azul escuro possui ação excitante. O azul similar a cor do mar é importante para equilibrar a saúde.
 
O vermelho escuro pode trazer diversos efeitos, representa o dinamismo, mas também a agressividade, irritação. Já o vermelho mais claro, em tons cereja, ajuda em processos de cicatrização.
 
O amarelo escuro ajuda a estimular a mente e criatividade, possui ação de reestabelecer em casos de problemas oculares.
 
O violeta tem ação bactericida, já a cor púrpura age provocando a irritação e pode até mesmo acentuar casos de depressão.
 
Apenas um profissional habilitado pode nortear a aplicação das cores de maneira que benefícios possam se refletir sobre a vida do paciente.
 
Provavelmente você algum dia já aconselhou ou até mesmo já recebeu a recomendação: Coloque mais cor na sua vida. E sim, cores além de colorir têm o poder de trazer resultados para a vida pessoal.
 
Certa vez ouvi uma frase que nunca mais saiu da minha cabeça: A vida não é colorida, é colorível. E é verdade, nós temos a função de colorir nossa própria vida e muitas vezes, esperamos que alguém nos traga mais cor, mas não se trata do outro, nós precisamos colorir nosso mundo, nosso derredor, nossos pensamentos, nossos sonhos...
 
Já pensou em usar as cores como tratamento? Se não, considere a cromoterapia como opção. Mais cor, mais saúde, mais equilíbrio, mais brilho.
 
 
 



comentários