Dicas simples para remover manchas das roupas sem agredir os tecidos

5/1/2016        

Faça o teste e se surpreenda

Sempre tem uma roupa que alguém gosta mais, não é mesmo? Assim como há aquelas roupas de tecido claro e pano delicados em que a pessoa sequer consegue se sentir à vontade usando, como se tudo pudesse sujar.
 
Mas mesmo que alguma substância ou determinado condimento caiam no tecido, a lavagem pode ser simples e o melhor, eficaz!
 

Dicas e truques

 
Não esperar a manchar secar – O ideal é imediatamente procurar remover a mancha do tecido, antes que ela seque. Cuidado sempre com o uso da esponja para esfregar que pode danificar o tecido ou até mesmo desbotar o local.
 
Gordura – Em casos de gordura que ainda não secou no tecido, basta polvilhar talco no local e deixar secar, depois é só escovar com água e detergente. Se a mancha de gordura já estiver seca, basta misturar duas medidas de vinagre e uma medida de água e deixar a peça de molho de um dia para o outro.
 
Café – O café é tão potente que pessoas utilizam como tintura de cabelo. O ideal é retirar a mancha imediatamente. A dica é utilizar uma medida de álcool, uma medida de água e uma de vinagre. Aplique no local da mancha e deixe agir por pelo menos 30 minutos, depois é só lavar normalmente. Em peças brancas uma dica bem legal é esfregar a gema de ovo no local da mancha antes de lavar.
 
Batom – Pode ser utilizado no local a vaselina, o giz branco ou creme dental branco. Basta pelo menos 10 minutos de ação no local e depois é só lavar normalmente. Em caso de blush, basta mergulhar a peça em uma mistura de água e limão.
 
Mancha de suor – Basta misturar bicarbonato e limão e aplicar no local, deixe agir por pelo menos 30 minutos, esfregue delicadamente depois e lave a peça.
 
Essas são apenas algumas dicas para a remoção de manchas. É claro que existem inúmeros produtos no mercado que prometem retirar qualquer tipo de mancha, mas a maioria é composta por aditivos químicos agressivos que agridem os tecidos. Esses recursos alternativos atuam também na preservação e durabilidade do tecido. Que tal experimentar quando houver necessidade?



comentários