Quer mudar de profissão, mas tem medo?

21/7/2016        

 


Coach explica como o autoconhecimento pode te encorajar no alcance dos seus sonhos


Estar insatisfeito com a vida pessoal é uma situação comum e necessária para que haja mudanças e até mesmo evolução. E ao se tratar da vida profissional quantos de nós já não nos frustramos diante das escolhas feitas? Mas o que nem sempre avaliamos é: o que nos levou a escolher o caminho que nada tem a ver com os nossos reais anseios. Essa é a pergunta essencial que deve ser feita por pessoas que têm dificuldades em traçar escolhas assertivas e medo das mudanças necessárias que fazem parte da nossa vida. 
 
 
Para mudar de profissão e abandonar o emprego que só te traz doenças e decepções é preciso coragem e mais, segurança em você, nos seus objetivos e saber realmente o que quer. Às vezes, necessitamos daquele “empurrãozinho” para definitivamente seguir a direção que nos trará felicidade e contentamento. A coach, Jaqueline Jaques, alerta que o primeiro sinal de que a sua vida profissional necessita de mudanças é o desânimo a partir do momento em que acorda. Está mirando novos horizontes para sua vida profissional? A especialista destaca os principais fatores que deve avaliar:
 
O que eu sei para desempenhar essa nova função;
 
Vou precisar de uma formação especifica;
 
Como vou aprender a fazer esse trabalho;
 
Já o fiz antes?
 
Que competência eu tenho para essa posição e qual preciso adquirir. Leia também: Você já ouviu falar em bloqueio criativo?
 

 

O autoconhecimento vai te ajudar a fazer escolhas assertivas

 
 
No artigo “Escolha sua realidade e crie o seu futuro” para o portal Centro de Programação Neolinguística (NPL), o treinador e palestrante, Roger Ellerton, fala sobre a forma como enxergamos as situações e a nós mesmos, como fatores que irão determinar o fracasso ou sucesso das realizações. O autor destaca que os pensamentos negativos podem se acumular ao longo do tempo e formar barreiras para o alcance dos objetivos na vida. 
 
“Nesse caso o autoconhecimento contribui para que a pessoa avance com o auxílio dos seus pontos fortes e tenha maior segurança nas suas atitudes e nos seus projetos. Muitas vezes encoraja para assumir posições com maiores níveis de responsabilidade”, orienta a coach.

Não tente, faça!

 
Uma outra questão levantada pelo palestrante Ellerton no artigo “Optar por fazer ou não fazer”, são as vezes em que dizemos: “Eu vou tentar”. Quem nunca repetiu a palavra “tentar” ao realizar algo que não tem o costume de fazer? 
 
 
O que dificilmente paramos para pensar é que a frase em si, já significa: “Eu realmente não quero fazer o que você pediu, só não sei como te dizer”, ou “Não tenho confiança suficiente em mim mesmo para realizar esse compromisso e alcançar o excelente resultado”. O autor enfatiza que usar a palavra "tentar" diante do alcance dos objetivos e metas é um total desperdício de energia. Nesse caso, existem dois propósitos: fazer ou simplesmente não fazer! E qual deve ser o seu ideal? Realizar com dedicação, energia e confiança, pois dificilmente dará errado, destaca o palestrante. 
 
“A cada movimento e pensamento podemos nos conhecer melhor. Mas só iremos conseguir se pararmos para pensar. Se qualificarmos nossas atitudes como positivas ou negativas. E principalmente, se não ignoramos nossos sentimentos”, acrescenta a coach. 
 
A orientadora ressalta sobre a necessidade de reconhecer os pontos fracos e em muitos casos há resistência para mudanças, assim como os pontos cegos, características que podem ser positivas ou negativas, mas que ficam despercebidas. “Nas duas situações um profissional pode auxiliar nessa percepção e eles se encontram somente nesse momento. Alguns casos a pessoa pode recorrer a um familiar próximo, o qual ela sinta segurança”, recomenda a especialista.  Você também pode se interessar por: Estar desempregado é mais saudável do trabalhar insatisfeito, diz estudo

 
Jaqueline Jaques, Coach
Idealizadora do Programa de Coaching para Mulheres, Yes, We Can!
 
 
Referências:
 
http://www.nlp-center.net/articles/choose-your-reality-and-create-your-future.html
http://www.nlp-center.net/articles/choose-to-do-or-not-do.html



comentários