Quando chega o amadurecimento emocional

5/10/2015        

Entenda quais são os principais sinais 

A maturidade emocional é uma das conquistas mais importantes da vida. E também não é algo que possa ser conquistado de uma hora para outra. Até esse estágio é comum se “esborrachar” pelo caminho, é natural cair em soluços em algumas madrugadas, é quase diária a pergunta para si mesmo: Até quando vou cometer os mesmos erros?
 
Não há um guia para que se conquiste maturidade emocional, embora existam textos e mais textos sobre o assunto, como inclusive este. Mas há sinais de quando este processo evolutivo da alma finalmente foi alcançado. Quais são?
 
Amor por si mesmo. Não é só dizer: eu me amo! É um sentimento pessoal capaz de trazer uma certa racionalidade, mesmo diante de situações extremamente emotivas. Ninguém poderá lhe fazer feliz se a felicidade não vier de dentro de você, ninguém poderá lhe completar, porque você já é completo. As pessoas que fazem parte da sua vida são aquelas que lhe “complementam”. Apenas!
 
Deixar partir. Há momentos em que dizer adeus é necessário, e esse é aquele adeus que brota de dentro da alma. É claro que não é fácil. Vai doer muito, você irá se sentir despedaçado, vai surgir a sensação de que a ferida tão cedo não vai cicatrizar... Mas é só assim, se despedindo daquilo que nunca dará frutos, que é possível atrair novas sementes, novos nascimentos, e claro... a possibilidade de momentos especiais, verdadeiros e felizes.
 
Passado é passado. Deixar o que passou para trás é fundamental para seguir a vida. Algumas pessoas afirmam que se libertaram do passado, mas a todo tempo levam o passado consigo e acreditam que o que foi ruim se repetirá como uma sina. Se o caso é de uma desilusão amorosa, a pessoa diz que superou, mas assim que conhece uma nova pessoa, não dá sequer a oportunidade de conhecê-la, isso porque o passado ainda está vivo na alma, como um parâmetro para o futuro, e se teve aspectos ruins, é como carregar uma sombra que impede o sol de irradiar.
 
Aceitar os erros e mudar. Alguém só pode mudar o que é quando se aceita, e assim, se enxergará, verá os próprios erros e o que precisa ser mudado e lutará pela própria evolução. Reconhecer os aspectos que precisam ser mudados na própria vida é um importante passo para o amadurecimento emocional.
 
Controlar as próprias emoções e pensamentos. Conseguir compreender o que se sente, controlar ímpetos e impulsos e até mesmo compreender os sentimentos e pensamentos do outro, ainda que não se saiba em plenitude como são, é um importante sinal de amadurecimento emocional.
 
Coração aberto. Apesar de qualquer circunstância negativa que tenha ferido os sentimentos em algum momento da vida, é preciso não “endurecer” o coração, mas mantê-lo aberto. Não dá para passar a vida cultivando frustrações passadas ou focando em feridas que não foram cicatrizadas. Aí entra o item que fala sobre o passado. É muito comum que as pessoas por diversos motivos, fechem o coração para as outras pessoas e não se trata apenas de relacionamento amoroso, tem a ver também com amizades, vida familiar etc. Um sinal de amadurecimento emocional é quando apesar dos pesares, a pessoa se dá uma chance e não titubeia em dar uma chance ao próximo também. A antessala do coração está sempre aberta.
 
O amadurecimento emocional é um estágio evolutivo. É um processo que dura enquanto se existe. É possível, é importante e é edificador para a própria alma.
 
 
 
 
 



comentários