Para o bebê dormir melhor

30/6/2014        

Pequenas mudanças de hábitos dos pais podem ajudar na qualidade do sono da criança

Muitos pais têm problemas quando o bebê troca o dia pela noite, mas pequenas ações podem mudar essa realidade de muitas famílias.
 
A preparação do ambiente que acolherá a criança é fundamental, é importante que esteja limpo, que seja um ambiente acolhedor, que as cores sejam claras e que haja harmonia na decoração, deixar o berço da criança repleto de brinquedos não é o mais indicado, é importante equilibrar a presença de objetos e espaço.
 
As necessidades de descanso variam de criança para criança, quando se trata de um recém-nascido, é natural que acordem aproximadamente de 3 em 3 horas até que esse intervalo aumente e o ciclo de repouso da criança se torne mais equilibrado.
 
Para uma noite de sono plena para a criança é importante que todas as suas necessidades sejam supridas, verificar se está alimentada, se está limpa, se a posição para dormir é a mais confortável, se ela está sentindo algum desconforto como cólica, parecem recomendações clichês, mas são fundamentais para o descanso pleno da criança.
 
Encher o berço de cobertas também não é o indicado, se a criança sentir calor durante à noite pode se sentir desconfortável para emendar o sono. É importante que a cabeça da criança fique livre e que a coberta alcance até às axilas do bebê.
 
Aos poucos é importante tentar fazer a criança entender a diferença entre o dia e a noite e agir de maneira que ela compreenda que há o momento certo para o descanso. É importante evitar deixar a criança agitada pouco antes de dormir como estimular brincadeiras mais energéticas, crie uma rotina para que o bebê entenda que é o momento de se acalmar e dormir, um banho morno, uma música mais calma, conversar com a criança ou contar uma história, são rituais que a fazem compreender que é o momento do repouso.
 
Coloque a criança ainda sonolenta no berço e é fundamental que se alguma luz estiver acessa antes da criança dormir, se mantenha acesa, para que se porventura ela acordar no meio da noite perceba que o quarto está da mesma maneira. 
 
Aliás, é importante verificar pois é natural que o bebê acorde no meio da noite e a menos que esteja com fome ou reclamando por estar sujo é importante esperar um pouco antes de ir vê-lo quando chora, em muitos casos, a criança emenda o sono sozinha.
 
Não deixe o quarto do bebê sempre escuro, quando amanhecer, abra as janelas, deixe a luz entrar no quarto, ele passará a perceber instintivamente as diferenças entre o claro e escuro, entre o dia e a noite.
 
A regularização do sono da criança leva um tempo e é fundamental que os pais lidem com isso da melhor maneira, pequenos hábitos como estes já mencionados fazem toda a diferença.
 
 



comentários