Conheça o exercício Tabata Training

25/3/2014        

 

A atividade é intensa e garante a queima de muita gordura em pouco tempo
 
Criado em 1996, por meio de um estudo realizado pelo pesquisador e professor de Educação Física, Izumi Tabata. O método de exercícios promete favorecer o condicionamento físico aeróbico e anaeróbico, com quatro minutos de exercícios intervalados intensos.
 
Para desenvolver o tabata training, o pesquisador comparou resultados de atletas que foram submetidos a pedalar em uma bicicleta ergométrica, cinco dias por semana ao longo de seis semanas, por uma hora com 70% do VO2 máx. Com os resultados, o pesquisador pode observar que os atletas que pedalaram em média 8 sprints de 20 segundos de exercício, em uma intensidade com intervalos de 10 segundos, apresentaram uma intensidade que chegava a 170% do VO2 máx.
 
Profissionais de Educação Física garantem que tabata training é o melhor exercício cardio supra-aeróbio que existe. Os treinos podem ser realizados na esteira, com flexões de braços, abdominais ou agachamentos, desde que o indivíduo execute o máximo de repetições que sconseguir, dentro de 8 séries de 20 segundos com 10 segundos de intervalos entre cada série, totalizando 4 minutos. 
 
O exercício exige uma grande intensidade, por isso, profissionais alertam que o método tabata training não pode ser realizado por iniciantes, apenas por pessoas que praticam exercícios físicos regulares e que tenham acompanhamento de bons profissionais, assim como, mantém o hábito de realizar avaliações físicas periodicamente. 
 
Para incluir em sua rotina o tabata training, o ideal é não trabalhar o mesmo grupo muscular em dias consecutivos, mas sim alternar a ordem dos movimentos a cada semana. Vale ressaltar que os exercícios aeróbicos e de musculação devem ser mantidos na rotina de treinos e o tabata training pode ser inserido em vários momentos ao longo dos exercícios, como tabatas de agachamento, flexões e abdominais.
 
Profissionais qualificados recomendam que os exercícios comecem devagar e aos poucos, aumente de intensidade. O professor de Educação Física, Éden Carlos afirma: “A meta é manter a intensidade alta em todas as séries do circuito. Se você começa com gás total e vai diminuindo o ritmo, o treino perde o efeito”. Aos poucos é possível adquirir condicionamento físico e até mesmo, aumentar o número de repetições em cada intervalo. 
 
Uma das vantagens de fazer o exercício é a possibilidade de alcançar resultados em menos tempo. O treino é de alta potencialidade e responsável por aumentar tanto o metabolismo quanto a frequência cardíaca, contribuindo significativamente para queima de gorduras. 
 
Antes de iniciar a prática do treino Tabata, é importante fazer o exame médico. Especialistas recomendam a atividade para pessoas que já possuem o hábito de praticar exercícios físicos. Ressaltam quanto aos riscos para indivíduos que possuem histórico de doenças cardíacas na família, fumantes, sedentários e obesos. 
 



comentários