A importância de ter um sono saudável e de exercitar continuamente a mente

11/7/2016        

 

ESPECIALISTA EXPLICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSES HÁBITOS PARA A QUALIDADE DE VIDA

 
Você dorme bem? O bom sono é um dos hábitos importantes para uma saúde plena. 
 
Segundo o artigo Privação do sono e as suas consequências metabólicas, a falta de sono pode influenciar no desencadeamento de males como a diabetes e a obesidade. Ocorre alteração no metabolismo da glicose, a pessoa passa a sentir mais fome e o gasto energético diminui.
 
O médico homeopata, Mauro Carbonar, explica que para saber como está o sono é fundamental observar como se acorda:
 
“Se acorda bem humorado, disposto, com vontade, com alegria de sair da cama, teve um bom sono. Se você tem dificuldade de mesmo em pé ficar acordado, é sinal de que dormiu muito mal, tem que verificar a sua respiração. Pessoas que roncam a noite inteira, fazem muito mais esforço para respirar durante à noite e naturalmente se não houve repouso, acordam até mais cansadas.”
 
O artigo científico A relação entre apnéia do sono, ronco e respiração oral, explica que todas as funções do cérebro e do organismo em geral, estão influenciadas pela alternância da vigília com o sono. O sono tem a função de reinstalar ou restaurar as condições originais do organismo, portanto, o sono fragmentado não é tão restaurador quanto o sono consolidado. 
 
O médico Mauro Carbonar destaca que muitas pessoas vivem como “zumbis”, sem dormir bem, sem a alimentação adequada e sem respirar da maneira correta. O bom sono também, segundo o especialista, está ligado à alimentação, e para dormir bem, também é importante que o jantar tenha sido sucinto, em menor quantidade e com alimentos de fácil digestão. Quanto ao ronco, alerta:
 
“O ronco é um tipo de má respiração, é um cansaço respiratório, a pessoa geralmente se alimenta mal também e não respira como deveria, o mau humor também costuma ser comum dentre essas pessoas. A produtividade orgânica é diminuída: física, mental, emocional e sexual.”
 
O especialista associa a boa digestão com a boa respiração e com um melhor sono, o que estará também relacionado com uma melhor qualidade de vida que envolve os aspectos físico, mental e profissional: “O maior prazer da vida é o bem-estar produzido conscientemente pelas nossas próprias atitudes, por bons hábitos”.
 
A matéria Ginástica para o cérebro, esclarece que, estimular o cérebro é fundamental para manter-se mentalmente bem, e o que seria exercitar o cérebro? Consiste em ler, estudar, pensar, brincar e entrar em contato com novidades, isso contribui para manter as áreas cerebrais funcionando em equilíbrio. O sono, é apresentado na matéria, como um dos fatores que contribuem para o bom funcionamento cerebral.
 
“Depois de comer, o que o homem mais necessita é instruir-se para ficar vivo, com qualidade de vida. A atividade mental contínua é o melhor remédio para prevenir a demência e o mal de Alzheimer. Aprender continuamente e reler o aprendido continuamente é necessário, o cérebro só é novo quando é cheio de novidades”, ressalta o homeopata.
 
O especialista acrescenta que independentemente da idade, é importante que a pessoa tenha novas coisas para contar e isso reflete um cérebro cheio de novidade. O médico dá como exemplo um jovem que não costuma relatar novidades, embora o cérebro seja jovem, não há novidades, não há constante exercício.
 
O médico acredita que de todos os bens que fazem parte da qualidade de vida, a memória é o maior deles, mais importante do que os olhos, braços e pernas, pois se perde-se a memória é como se a pessoa deixasse de existir:
 
“Lembre-se: cuide do que come, pratique atividade física regularmente, repouse, exercite o cérebro continuamente, tenha bons hábitos de higiene que envolvem as necessidades fisiológicas como urinar e evacuar e tenha um bom círculo social, tudo isso faz parte da higiene, assim como manter os exames periódicos em dia.”
 
Se não se exercita, que tal começar alguma atividade? Se faz tempo que não realizou exames médicos, que tal então mudar isso? Cuidar da saúde é uma maneira de agradecer pela vida que se tem. Reflita sobre isso.


 
 
 
Mauro Carbonar – Médico generalista, trabalha com Homeopatia, Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa e Dietoterapia há quase 40 anos.
 
 
 
 
Fontes
 
Privação do sono e as suas consequências metabólicas. Eufic: www.eufic.org/article/pt/doencas-relacionadas-com-a-alimentacao/Diabetes/artid/Privacao-do-sono-as-suas-consequencias-metabolicas
 
A relação entre apnéia do sono, ronco e respiração oral. Realizado por: Ruth Cristina Petraconi Burger; Eliazor Campor Caixeta; Camila Queiroz de Moraes Silveira Di Ninno: cefac.br/revista/revista63/Artigo%206.pdf
 
Ginástica para o cérebro. Revista Viva Saúde: revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/79/artigo154919-1.asp
 
 
 
 
 
 



comentários