Amamentação: Conheça dicas importantes

24/9/2014        

O que é fundamental para tornar esse momento mágico para a mãe e o bebê?

Que a amamentação é importante para a saúde da criança, todos já sabem, exceto em casos e que a mãe apresente algum problema e não possa amamentar, mas nos demais casos é importante estabelecer algumas regras para o momento da amamentação que favoreçam a mãe e o bebê.
 
O peito deve ser oferecido à criança quando ela estiver chorando, o intervalo ideal entre as mamadas é de no mínimo duas horas e meia, isso porque é o tempo para que o corpo da mulher renove o estoque de leite. Se o bebê estiver em boas condições de saúde, se sentirá satisfeito logo após a mamada.
 
É fundamental que a mãe estabeleça uma relação de cumplicidade com o bebê no momento da amamentação, conversar, acalmá-lo, dar todo o carinho é importante. Quando a mãe se mostra calma e transmite para o bebê essa tranquilidade, o período da amamentação costuma durar no máximo meia hora. É importante esperar a criança largar o peito sozinha, só depois tire a criança do peito, dê algum tempo, e pode ser oferecido o outro lado para que ela mame por mais alguns minutos. É importante não forçar a amamentação de maneira alguma, trata-se da alimentação da criança e ela precisa sentir fome para se alimentar.
 
Nos dois primeiros meses de vida do bebê é importante que haja amamentações durante a madrugada, uma fase que compromete a qualidade de sono da mãe, mas que é necessário para a adaptação da criança. Após esse período é importante estabelecer uma rotina que auxilie a criança e que devolva à mãe a noite de sono completa. Dar um banho próximo às nove horas da noite, amamentar e colocar o bebê no berço é uma boa rotina para a criança, assim ele compreenderá que se trata do momento do sono, se ele acordar durante a madrugada, espere ao menos três minutos, pode ser que sozinho o bebê volte a dormir. Esse é um processo gradativo, nas primeiras noites, talvez a criança acorde mais vezes durante a madrugada, mas aos poucos o sono é regulado. Se mesmo após esperar o tempo mínimo, a criança persiste, pode ser fome ou talvez sinal de que está incomodado por estar sujo, no demais a noite de sono da criança começa a se estabilizar quando há uma disciplina.
 
O mais importante é aproveitar cada momento com a criança, a amamentação é mais do que alimentar, é uma relação que envolve cumplicidade, amor, carinho, contato intenso com a criança.
 
Se você pode amamentar, não negue esse direito de amor à criança. Ainda há, por mais absurdo que possa parecer, mulheres que podem amamentar, mas se recusam por motivos estéticos. Se negam a vivenciar uma fase importante por motivos tão banais, até mesmo por que o que não falta são procedimentos estéticos acessíveis, se este realmente é um “problema”. Curta seu bebê, dê todo o amor que tem.
 
 



comentários