As frutas e o emagrecimento

14/4/2014        

Quais podem ser exploradas e quais devem ser consumidas com cuidado?

A ingestão de frutas é fundamental na dieta daqueles que desejam emagrecer. São alimentos saborosos ao paladar que facilitam o processo da dieta que requer equilíbrio e disciplina.
 
A maioria das frutas contribui para proporcionar sensação de saciedade, diminuindo o desejo por alimentos desnecessários entre as refeições, isso graças à alta quantidade de fibras, que pode variar entre fibra solúvel e insolúvel e que atua equilibrando a função da flora intestinal.
 
Outra característica marcante em muitas frutas é a presença de antioxidantes, que além de serem conhecidos pela inibição da formação dos radicais livres no organismo impedem que processos inflamatórios impeçam o processo de emagrecimento.
 
Algumas frutas atuam contra a retenção de líquidos graças ao alto poder diurético que faz com que a água em excesso no organismo seja eliminada por meio do suor e urina.
 
A maioria desses alimentos possui alto poder do mineral potássio, que ajuda a eliminar o excesso de sódio, responsável pela sensação de inchaço.
 
Algumas frutas são conhecidas por fazer parte do grupo de “calorias negativas”, isso por que adicionam menos calorias ao organismo do que o corpo gasta para digeri-las.
 
Quais frutas têm esse poder? O limão, a goiaba, o melão, a mexerica, entre outras.
 
A maçã é uma fruta extremamente indicada no processo de emagrecimento, isso porque possui baixo teor calórico, é rica em fibras e atua controlando o colesterol no sangue, diminuindo os níveis de HDL (mau colesterol) no sangue. A fruta também auxilia no controle do índice glicêmico no sangue, sendo desta forma, alimento também indicado na dieta dos diabéticos. A fruta também aumenta a sensação de saciedade e auxilia o organismo na eliminação de toxinas graças à presença de uma fibra do tipo solúvel conhecida como pectina, sem contar que ajuda a proporcionar uma pele mais bonita e saudável. A maçã é rica em potássio, ajudando na eliminação do excesso de sódio no organismo e é fonte de vitamina C, nutriente essencial que atua como antioxidante e acelera o metabolismo, tornando-o mais apto para a queima de gorduras.
 
Mas não é por que são alimentos saudáveis e que atuam a favor da perda de peso de maneira saudável, que podem ser consumidos em excesso. Frutas também oferecem carboidratos ao organismo e açúcar (frutose), frutas mais adocicadas exigem maior produção de insulina do organismo e são digeridas mais facilmente fazendo com que a fome e o desejo por outros alimentos não demore a surgir.
 
As frutas como maçã, pera, ameixa, abacaxi, melão, entre outras, possuem menor índice glicêmico. Já frutas como manga, banana, melancia, abacate, fruta do conde, entre outras, possuem índice glicêmico mais alto e devem ser consumidas com parcimônia.
 
A dica mais importante em qualquer dieta é que o equilíbrio seja mantido, o consumo regular e diário de alimentos saudáveis comprovadamente atua na prevenção de doenças. Frutas devem estar presentes na dieta e se consumidas considerando os seus aspectos em particular, podem levar ao emagrecimento saudável.
 
 



comentários