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Batata-doce emagrece?

24/3/2014 - Autor: Daiana Barasa

Conheça as principais propriedades desse alimento

 
Em algum momento imaginou que um alimento como a batata-doce poderia beneficiar o emagrecimento? Mas saiba que comprovadamente esse alimento não só pode levar à perda de peso, como é recomendado para aqueles que praticam atividades físicas, isso por que confere energia ao organismo e está no grupo dos carboidratos complexos, ideais para a manutenção da saúde. 
 
A batata-doce é um tubérculo da batata, proveniente de uma planta herbácea perene da família das Convolvuláceas.
 
O alimento possui vitamina A, vitamina C, E, vitaminas B (B1, B2, B3 e B6), possui importantes minerais: cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, entre outros.
 
Os carboidratos constituem a maior parte da batata-doce, são formados por amido e açúcares do tipo sacarose. Esse tipo de carboidrato leva tempo para ser digerido, desta forma, a glicose é liberada lentamente no sangue, o que aumenta a sensação de saciedade, que reduz o desejo pelo consumo de outros alimentos, o que não quer dizer que por se tratar de um alimento auxiliar em casos de emagrecimento deve ser consumido em exagero, até mesmo por que 100 gramas de batata-doce equivale a aproximadamente 116 calorias.
 
Uma substância que chama a atenção na batata-doce é a presença de betacaroteno que se transforma em provitamina A, poderoso antioxidante, que inibe a formação dos temidos radicais livres e previne o surgimento de doenças cardiovasculares como é o caso da aterosclerose. O alimento é pobre em gorduras e sódio, substâncias prejudiciais à saúde do coração, o consumo frequente de batata-doce auxilia na melhora da circulação sanguínea, reduz o fibrinogênio, uma proteína presente no sangue que pode levar à coagulação, aqueles que sofrem de hipertensão devem incluir esse alimento na dieta.
 
Por se tratar de um alimento rico em carboidratos e açúcares, por muito tempo acreditava-se que a batata-doce era nociva para aqueles que sofriam de diabetes, mas pelo contrário, a digestão lenta e a liberação em pequenas quantidades de glicose ajudam a regular os níveis de glicemia no sangue, por isso, é um alimento recomendado para o tratamento da doença.
 
Possui teor considerável de vitamina C, desta forma, é um alimento importante para o fortalecimento do sistema imunológico. A presença de vitamina B6 aumenta a produção de anticorpos, agentes essenciais de defesa contra doenças.
 
O consumo regular do alimento também auxilia no controle do colesterol no sangue, diminuindo os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentando os níveis de HDL (bom colesterol) no sangue.
 
Outra característica que merece ser salientada é que como carboidrato complexo, a batata-doce estimula a produção de serotonina, importante neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e pelo sono regular.
 
O alimento pode ser explorado de diversas maneiras, como purê, em saladas, assado, em refogados ou cozidos etc. Introduza a batata-doce na dieta com frequência, é um alimento importante que auxilia na manutenção da saúde.
 



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