Brigadeiro irresistível e também sustentável

29/7/2014        

 Aproveite as cascas de banana no preparo desse delicioso doce

Recentemente andou circulando na mídia as críticas aos doces brasileiros: quindim e brigadeiro, feitas pelo chef Jamie Oliver. Na verdade o britânico não criticou os doces em si, mas sim, o fato de não serem alimentos nada saudáveis.
 
Mas a maioria dos brasileiros ama esse doce e, principalmente as crianças são fascinadas por brigadeiro. Quem ousa não servir o doce em uma festa de aniversário infantil?
 
Ninguém sabe ao certo como foi que o brigadeiro surgiu, mas especula-se que tenha surgido no início da década de 1940 e que tenha sido nomeado de “brigadeiro” em homenagem ao candidato à Presidência na República na época, Brigadeiro Eduardo Gomes.
 
O doce era servido em campanha política do candidato e era chamado como “docinho do Brigadeiro”, o candidato não foi eleito, mas o doce sim, e hoje dificilmente alguém diz não gostar dessa iguaria.
 
Já que a sustentabilidade é um assunto tão comentado e reverenciado, saiba que preparar um doce tradicional e delicioso como o brigadeiro também pode ser feito de uma maneira sustentável, isso mesmo, e como? Utilizando cascas de banana, as cascas que na maioria das casas, são desperdiçadas no lixo.
 
A casca da banana é rica em nutrientes como: cálcio, proteínas, importantes vitaminas e outros importantes sais minerais. Acrescentar as cascas no preparo do brigadeiro além de não alterar significativamente o sabor do doce, enriquece em termos nutricionais a iguaria.
 

Então vamos à receita?

 

Brigadeiro Sustentável

 
Ingredientes:
 
1 lata de leite condensado
½ lata de leite (preferencialmente integral)
13 cascas de bananas higienizadas (menos a banana da terra)
6 colheres de sopa generosas de achocolatado em pó
1 colher de sopa de margarina
4 colheres de sopa de amido de milho
Chocolate granulado
 
Preparo
 
Use a lata do leite condensado como medida. Bata todos esses ingredientes no liquidificador por aproximadamente 3 minutos em potência alta. Despeje a mistura em uma panela e cozinhe em fogo médio, sempre mexendo. Quando o brigadeiro desgrudar da panela desligue o fogo, despeje em um recipiente e deixe esfriar. O ideal é que o doce seja levado à geladeira após frio por aproximadamente duas horas antes de modelar. Depois desse tempo é só enrolar as pequenas bolinhas e passar pelo chocolate granulado. Está pronto o delicioso brigadeiro com o toque sustentável e mais do que isso, mais saudável.
 
É claro que ele continua tão calórico quanto à versão tradicional, portanto os doces devem ser consumidos equilibradamente e em momentos especiais. 
 
Sim chef Jamie Oliver, o brigadeiro e o quindim não são os mais apropriados em uma dieta saudável, e se consumidos em excesso se enquadram entre os vilões da saúde, mas ainda assim, são doces queridos e acima de tudo, deliciosos. Agora que você conhece essa dica sustentável, por que não experimentar a receita e se deliciar? 
 
 
 



comentários