Conheça mais sobre o poder das folhas mais famosas

24/2/2014        

 
A alface é uma planta conhecida tecnicamente como Lactuca sativa L., as folhas variam de aspecto, podem ser lisas ou crespas e a cor pode variar do verde ao avermelhado arroxeado. As folhas preferidas na preparação de saladas possuem propriedades que muitas pessoas desconhecem.
 
Na antiguidade, a alface era consumida após o jantar para facilitar um sono tranquilo. Mas comprovadamente, essa planta possui ação sedativa, sonífera, laxante, alcalina, entre outras. Essas propriedades auxiliam em casos de transtornos do sistema nervoso como ansiedade e estresse, além de sedativa, a alface reúne vitaminas do complexo B (B1, B2, B6; B12, B3) importantes para o bom funcionamento cerebral.
 
A alface é um alimento importante para aqueles que sofrem de insônia, à noite, um prato de folhas pode ajudar para um sono tranquilo, sem interrupções.
 
Comer alface no almoço e jantar ajuda no processo digestivo dos alimentos e tonifica o estômago, prevenindo gastrite e irritações. A flora intestinal também é beneficiada e a prisão de ventre é prevenida, pois a folha é rica em fibra vegetal.
 
Uma outra curiosidade em relação à alface é que auxilia em dietas de emagrecimento, aumenta a sensação de saciedade. Por atuar sobre o sistema nervoso, a alface ajuda a controlar a ansiedade que normalmente aumenta o desejo pela ingestão de alimentos. Possui poucas calorias, é rica em água e confere efeito diurético. 
 
É pobre em carboidratos e gorduras, os diabéticos devem incluir esse alimento no dia a dia.
 
A quantidade diária recomendada do consumo de alface é de 100 gramas. Invista nas saladas, que podem variar em ingredientes, e se não possui o hábito de comer saladas, mude a partir de agora. Os talos da alface podem ser explorados cozidos, em sopas, ensopados, refogados etc.
 
A alface é um alimento rico em nutrientes, indispensável na dieta diária, explore suas propriedades.
 
 



comentários