O que essas folhas verde-escuras têm de especial?
Fica uma delícia na salada ou refogada e possui inúmeras propriedades que a tornam um alimento fundamental para a saúde.
Possui propriedade anti-inflamatória, é cicatrizante e ajuda na reposição de cálcio no organismo.
A couve possui importantes substâncias: glicosinolatos, − são fitoquímicos naturais que segundo estudos científicos agem na desintoxicação do organismo, impedindo até mesmo doenças cancerígenas.
O consumo regular da couve age diretamente do fortalecimento do sistema imunológico.
A verdura também é rica em vitamina C, muitas pessoas associam a vitamina C apenas à prevenção de gripes e resfriados, mas esse nutriente é um importante antioxidante, que previne a formação de radicais livres no organismo e assim, protege as células, previne até mesmo o envelhecimento da pele. A vitamina C também age aumentando a capacidade do organismo para a queima de calorias, o que torna a couve um excelente alimento para aquelas pessoas que estão na luta pelo emagrecimento saudável.
A riqueza em fibras na verdura atua equilibrando o funcionamento intestinal, males como a prisão de ventre e constipação são prevenidos.
A couve possui iodo, importante para o bom funcionamento do cérebro e das glândulas endócrinas, que dentre tantas funções, têm a função de controlar o peso corporal.
A vitamina E presente nesse alimento possui ação antioxidante e auxilia na conquista de uma pele e cabelo mais saudáveis e fortes.
Dentre os importantes minerais presentes na couve, o potássio também chama a atenção, esse nutriente é indispensável para prevenir doenças cardiovasculares e age regulando a pressão arterial.
É um alimento digestivo que não agride o estômago, aliás, o consumo da couve previne problemas gastrointestinais e até mesmo o câncer de cólon e reto.
A vitamina C presente na verdura ajuda o organismo na absorção de ferro. A couve é indispensável na dieta de crianças e gestantes.
Não é só refogada ou na salada que a couve pode ser consumida, é um alimento que também pode ser aproveitado no suco, aliás, é o ingrediente indispensável para o preparo do suco verde.
Aliás, preparar o suco verde é muito simples: Basta 1 folha devidamente higienizada de couve sem o caule (que pode conferir sabor amargo ao suco), uma maçã tipo fuji, 200 ml de água filtrada, um pedaço pequeno de gengibre. Basta bater no liquidificador em potência alta por aproximadamente 3 minutos. Beba logo em seguida, sem coar. Não guarde o suco, para que as propriedades não se percam.