Diferença entre carboidratos simples e complexos

7/4/2014        

 
Dicas importantes para ajudar na sua dieta
 
Para atingir os resultados esperados é necessária uma alimentação controlada e, um dos principais nutrientes que você deve ficar de olho é o carboidrato. O carboidrato (CHO) é responsável por nos fornecer a glicose que é transformada depois em energia. O CHO por ser simples ou complexo, e é sobre essa diferença que vamos falar hoje!
 
Os carboidratos simples são digeridos rapidamente no nosso organismo, fornecendo energia imediata. São encontrados principalmente em doces, leite e frutas. Porém, essa facilidade na digestão não é muito boa para os nossos níveis de insulina, uma porque a quebra rápida dos alimentos faz com que você sinta fome logo em seguida e também dificultam na perda de peso. Por quê?
 
O que acontece é que, digerindo mais rápido, os CHO simples aumentam os níveis de açúcar no sangue e liberam insulina. Essa liberação transporta os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos e dessa maneira o corpo, ao invés de utilizar a gordura armazenada como fonte de energia, recrutará outras fontes devido ao excesso de açúcar presente no sangue, o que dificulta a perda de gordura.
 
Os principais alimentos de carboidrato simples são:
 
-Frutas
-Leite e seus derivados
-Verduras
-Doces
-Mel
-Açúcar de mesa
-Melados
-Bebidas carbonatadas
 
Já os carboidratos complexos são encontrados principalmente em cereais, arroz, pães e massas (mais eficientes na versão integral). Os carbos complexos além de garantir a saciedade por mais tempo, por sua digestão ser mais lenta eles evitam a elevação dos níveis glicêmicos, fazendo com que a gordura armazenada seja usada como fonte de energia.
 
Os principais alimentos de carboidratos complexos são:
 
-Aveia
-Pães
-Cereais
-vegetais feculentos
-Legumes
-Arroz
-Massas
-Feijão
-Batata
-Milho
 
Os carboidratos são muito importantes na produção de energia para desencadear a queima de gordura, por isso evite dietas de zero carboidrato, caso contrário você estará usando como fonte energética suas proteínas que são os formadores de músculos. Porque você não quer perder todos aqueles músculos que você suou tanto para adquirir né?
 
Artigo escrito por Thássia Moura do site Treino Feminino.
 

http://www.treinofeminino.com/

comentários