Por que comer doces é viciante?

11/10/2015        

 Entenda o que o açúcar faz com o cérebro

A maioria das pessoas não resiste a uma boa sobremesa e nem precisa ser nada tão elaborado assim, às vezes apenas um chocolate e algumas jujubas já resolvem.
 
Estudos científicos em torno dessa “dependência por doces” constatou que o vício por doces pode ser tão intenso quanto o alcoolismo e o tabagismo.
 
Você já vivenciou um desejo quase que incontrolável por algum doce? Mas acredita-se que o açúcar tenha o poder de viciar o indivíduo. Após uma guloseima, o desejo é comer sempre mais e por que isso ocorre? O açúcar quando ingerido faz com que o cérebro reaja produzindo substância químicas conhecidas como opioides, que conferem sensação de prazer, um prazer que faz com o cérebro deseje mais opioides, e assim, surge a vontade por mais e mais doces.
 
A glicose é necessária ao organismo, mas é claro que equilibradamente, o importante é que haja disciplina, é que exista controle. Versões alternativas e mais saudáveis são recomendadas e o ideal é restringir o consumo de açúcar na dieta por meio do sistema de compensação. E claro, é primordial praticar atividades físicas com frequência.
 
Há casos em que a compulsão por doces é tão intensa que em um processo de reeducação alimentar torna-se necessário o acompanhamento psicológico junto ao nutricional.
 
Cuide da saúde. Modere a quantidade de açúcar na dieta.
 



comentários