O que é que o pistache tem?

17/3/2014        

 
A noz é rica em diversos nutrientes que contribuem para o emagrecimento e combate ao câncer
 
As oleaginosas são muito recomendadas nas dietas de emagrecimento, pois contém propriedades que garantem a sensação de saciedade e inibem o apetite. Contudo, diversos estudos e pesquisas têm revelado que os benefícios do pistache vão muito além das dietas para perder peso. 
 
De acordo com especialistas, o pistache possui um baixo índice glicêmico, o que favorece os diabéticos que podem consumi-lo sem medo. Em geral, o pistache é muito recomendado para portadores de diabetes, pois o consumo regular proporciona uma digestão lenta e evita uma elevação imediata da glicemia. 
 
Um estudo realizado na Pensilvânia, nos Estados Unidos, comprovou que o pistache combate à hipertensão arterial. Durante o estudo, os indivíduos analisados foram submetidos a consumir o alimento ao longo de duas semanas, na qual foram observados pela equipe. Ao final das análises, os pacientes apresentaram uma média menor de pressão e uma baixa frequência cardíaca em situações de tensão e estresse.
 
Outra pesquisa também revelou que pacientes que apresentavam dificuldades em controlar o colesterol alto podem ingerir pistache para reduzir os níveis elevados do mau colesterol. De acordo com o estudo, os pacientes analisados foram submetidos a consumir cerca de 50g de pistache por dia ao longo de um mês. Ao final da pesquisa, os resultados comprovaram uma significativa melhora cardiovascular nos pacientes com colesterol alto. 
 
As propriedades presentes no pistache favorecem o controle do colesterol, por conter nutrientes como ácidos graxos poli-insaturados e variedades de antioxidantes (luteína, betacaroteno e gamma-tocoferol), que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides.
 
Além de favorecer a redução do colesterol, oleaginosas como amêndoas, castanha-do-pará, nozes, avelãs entre outras, desempenham um importante papel na redução dos riscos de doenças cardíacas.  São ricas em gorduras mono e poli-insaturadas, saudáveis ao coração. E ainda fontes de fibras e arginina, uma substância que ajuda os vasos sanguíneos a relaxarem.
 
A noz é rica em diversas vitaminas e minerais responsáveis pela saúde do corpo como magnésio, cobre, cálcio fósforo e vitaminas do complexo B. E não para por aí, o alimento contribui substâncias altamente capacitadas para o combater ao câncer, como a vitamina E, fitosteróis e o revesterol, antioxidantes que combatem os radicais livres.
 
Cada 100 grs de pistache (1 pires cheio) equivale a 571 kcal, 20,6% de proteína, 8% de carboidrato, 48% de óleos, 135mg de cálcio, 109mg de potássio, 233UL de vitamina A, 503 mg de fósforo, 158 mg de magnésio e outras vitaminas como Bl, B2 e B3.
 
Especialistas recomendam ingerir o pistache antes das principais refeições , pois as gorduras presentes na semente demoram para ser digeridas pelo organismo e contribui para a sensação de saciedade.
 
Vale a pena investir neste alimento rico em vitaminas e ainda contribuir para uma dieta saborosa! 
 



comentários