O que você precisa saber sobre o pão integral

14/7/2015        

Sabia que a maioria das marcas oferece um produto mais industrializado que natural?

 
Quando se fala em dieta saudável, com certeza se ouve falar sobre a importância do consumo do pão integral. Mas, realmente os pães integrais disponíveis no mercado são realmente mais saudáveis?
 
A dica é sempre prestar atenção no rótulo do pão integral. A maioria das marcas utiliza a farinha branca e acrescenta algum tipo diferente de farinha ou de cereal integral, o que resulta em um pão acrescido de fibras apenas e não de um pão mais saudável.
 
É fundamental olhar a quantidade de fibras presente no alimento. Em uma porção de 100 gramas deve ser encontrado aproximadamente 6 gramas de fibras. 
 
Em relação ao sódio vale prestar atenção. A maioria dos pães industrializados é rica em sódio. O excesso de conservantes na maioria das marcas aporta grande quantidade dessa substância. Um fatia de pão não deve ter mais do que 120mg de sódio, que ainda assim, já representa uma quantidade significativa.
 
Açúcar. Cuidado com inscrições como: xarope de glicose, maltodextrina, açúcar invertido, entre outros. Se tiver açúcar, o melhor é que tenha na composição algum tipo de açúcar mais natural como o mascavo ou o orgânico.
 
Aditivos químicos. A maioria dos industrializados leva em sua composição diversos corantes, aromatizantes ou outros aditivos. Verifique o rótulo, quanto menor a quantidade desses aditivos, melhor para a saúde.
 
Sementes. Em um pão integral é importante uma quantidade considerável de sementes como linhaça, gergelim, chia, sementes de girassol, entre outras. 
 
A textura correta do pão integral é mais “ressecada”. Quanto mais fofinho for o pão é sinal da presença de muitos acidulantes, conservantes e até mesmo de farinha branca.  Por isso, é fundamental que ao optar pelo integral se aceite essas características isoladas como a textura.
 
Muitas pessoas acreditam que por se tratar de uma versão de pão mais natural podem “abusar” consumindo em combinação com alimentos altamente calóricos ou gordurosos.
 
Procure consumir o pão integral com uma geleia de frutas, mel, com ricota, queijo cottage, entre outros ingredientes mais magros.
 
Os integrais são alimentos importantes para uma boa circulação sanguínea e auxiliam até mesmo no tratamento e prevenção da terrível celulite.
 
O consumo de alimentos integrais ajuda a melhorar o funcionamento da flora intestinal o que reflete até mesmo sobre a aparência da pele que se torna mais lisinha e com aspecto naturalmente hidratado.
 
Aqueles que estão na luta pelo emagrecimento encontram nos alimentos integrais poderosos aliados, isso porque aumentam a sensação de saciedade e impedem a ingestão de alimentos desnecessários.
 



comentários