A verdadeira forma de desintoxicar o organismo

25/4/2016        

 
 

"A DESINTOXICAÇÃO NÃO É UMA MODA, NÃO É COISA DO MOMENTO", DIZ PESQUISADORA

 

Segundo o artigo Terapias de Desintoxicação, a alimentação é fator determinante para a qualidade do sangue, o que está relacionado com o desempenho das células, órgãos e sistemas. Se o sangue estiver “desintoxicado”, logo, a qualidade da saúde que engloba as células, órgãos e sistemas, estará plena. Mas o processo de desintoxicação não é algo que ocorre de uma hora para outra, trata-se de um processo gradual que deve ser orientado para que não ocorram desordens físicas ou emocionais.
 
A chef francesa Crudivegana, Anne-Sophie Bertrand, pesquisadora, educadora em alimentação saudável e bióloga, relembra que os seres humanos são feitos de 70% de água e de que o cérebro humano consiste em 80% deste elemento e, além da realidade da poluição da água para consumo, a comida também é poluída e ‘carregada’ de toxinas, assim como hoje sabe-se que os sistemas de tratamento de água convencionais não recuperam totalmente a água e de que produtos que fazem mal à saúde são utilizados:
 
“Um fato, por exemplo, é que por conta do grande número de mulheres que tomam anticoncepcionais, os homens que ingerem a água estão repletos de hormônios femininos no corpo. Então é preciso entender que a poluição tem mudado a nossa estrutura,  agredido a todos nós e estamos sofrendo”.
 
A pesquisadora explica que todo ser humano tem o campo interno e o campo externo e que o corpo tem várias técnicas para “apurar” essas toxinas, assim como toxinas são colocadas para dentro do corpo a cada vez que se respira, que se bebe, que se come ou até mesmo quando se pensa em algo destrutivo.
 
O artigo Os muitos benefícios de uma Dieta Crudivegana, explica sobre esta dieta também conhecida como “raw food”, que consiste na ingestão de alimentos frescos tais como são apresentados pela natureza, sem o processo de cozimento. Mas enfatiza que, para que existam benefícios plenos à saúde é importante que sejam produtos orgânicos, livres de pesticidas e de quaisquer substâncias químicas.
 
 

SOBRE O PROCESSO DE DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO

 
 
A pesquisadora esclarece que o sangue representa a dimensão feminina porque nutre, leva oxigênio para as células, regenera e tem em si o aspecto do cuidar, do regenerar e do nutrir. O ser humano tem em seu corpo 100 bilhões de células e 2 fluídos principais. O sangue é um destes fluídos e representa 25% do corpo.
 
Já o segundo fluído do corpo, que representa 75% de sua totalidade é a linfa. A estudiosa explica que a linfa é a dimensão masculina do corpo e de que é ácida. Diferente do sangue básico que é alcalino, a linfa é como uma espécie de “esgoto” do corpo humano.
 
“Quando alguém se alimenta, o corpo vai se desfazer do que não será utilizado e as células fazem a mesma coisa, comem  e defecam. E por onde vai este material altamente ácido? Em nossa casa para onde vai o que não é usado? Para uma fossa, para um sistema de tratamento. E aquilo que a célula não pode aproveitar vai para a linfa”, explica.
 
A estudiosa esclarece que tudo o que não é aproveitado pelas células se direciona aos nódulos linfáticos e de que estudar exaustivamente sobre isso está relacionado à infância e às muitas cirurgias de retirada de tumores na região do pescoço em que havia muitos nódulos linfáticos. Por conta da retirada de inúmeros nódulos linfáticos nas cirurgias a que foi submetida, lhe faltava um local específico para que os dejetos celulares de seu corpo fossem encaminhados e por isso se formavam edemas linfáticos (tumores) em determinadas áreas do seu pescoço.
 
A especialista em alimentação saudável explica que a linfa só não é tão ácida quanto o estômago. As toxinas rejeitadas pelas células primeiro vão para os nódulos linfáticos e depois para os gânglios, que se localizam debaixo do braço, na virilha e até mesmo na região da face. Depois de passarem pelos gânglios, as toxinas são processadas e vão para os rins e quando o “lixo” chega até esses órgãos, o pH geralmente está em torno de 6, uma acidez “tragável” para o sistema excretor e depois é eliminado pela urina.
 
Segundo Anne-Sophie, a primeira maneira natural de se desintoxicar é bebendo água e a dica é que essa água esteja em condições saudáveis e não tenha passado por exposição solar: 
 
“Coloque em um filtro de barro brasileiro, basta trocar a vela de carvão desse filtro e trocar por uma vela de carvão ativada. A cada vez que trocar a água é importante colocar as intenções, boas vibrações em sua água e fazer isso sempre antes de tomá-la”.
 
O ideal é que seja ingerido pelo menos um litro e meio de água pela manhã e um litro e meio à tarde e é importante que se vá ao banheiro de 10 a 12 vezes ao dia. Já em relação à alimentação, a pesquisadora orienta que é importante procurar bons produtores que garantam a não utilização de agrotóxicos no cultivo dos alimentos e além disso, acrescenta:
 
“Nós trabalhamos, comemos em frente ao computador, sem qualquer concentração e não se pode viver assim, é importante estar aqui e agora. Quando estiver em frente ao prato, mentalize coisas boas, jorre tudo que tem de mais bonito, agradecendo pela comida, por quem plantou, pedindo a Deus ou à fonte que acredita, pedindo vibração, jorrando luz, jorrando amor”.
 
A especialista alerta que é importante que se compreenda sobre o sistema linfático e de que a linfa não é como o sangue, que corre em apenas um minuto fazendo a volta no corpo, a linfa é lenta, parada e requer esforço do corpo. Por isso, para ela, é fundamental que se trabalhe com conhecimento e sabedoria em prol da saúde: “A desintoxicação não é uma moda, não é coisa do momento. Hoje em dia no planeta em que estamos vivendo e do jeito que estamos vivendo é importante adotar a desintoxicação como estilo de vida”.
 
Como são os seus hábitos alimentares? Já pensou que se talvez sua saúde não está como gostaria que estivesse, pode ser resultado de más escolhas na alimentação e até mesmo daquilo que “emana” ao Universo?


 
Anne-Sophie Bertrand - Chef crudivegana, educadora em alimentação saudável e bióloga. Anne é apaixonada por pesquisar e experimentar seus próprios produtos de beleza com ingredientes naturais.

Blogueira no site: paodasophie.com.br

Fanpage: www.facebook.com/dicasdasophie
 
 
Fontes
 
Semana da Alimentação Viva. Semav: semav.com.br
 
Terapias de Desintoxicação. Doce Limão: www.docelimao.com.br/site/limao/conceito/291-terapias-de-desintoxicacao.html
 
Os muitos benefícios de uma Dieta Crudivegana - Los muchos beneficios de una Dieta Crudivegana. Bio manantial: hwww.biomanantial.com/los-muchos-beneficios-una-dieta-crudivegana-a-2705-es.html



comentários