Alimentação macrobiótica para aumentar a imunidade

25/4/2016        

 


As opções yang esquentam o organismo e contribuem na prevenção de doenças


Com a chegada do outono e em breve o inverno alguns cuidados com a alimentação são essenciais para equilibrar o organismo e combater às possíveis infecções comuns nessa época, como resfriados, gripes e alergias. Para elevar a imunidade podemos contar com o auxílio da alimentação macrobiótica, uma proposta e filosofia alimentar fundada por George Ohsawa
 
A medicina oriental  consiste em estabelecer uma harmonia entre o consumo dos alimentos yin e yang. Com a chegada de temperaturas mais frias o fundador do espaço Clorofila e especialista em educação Vitalícia e macrobiótica, Fred Chao, explica que é saudável a ingestão de alimentos yang que irão esquentar o organismo:

“Os cereais integrais em geral são os mais recomendados, como o arroz integral cateto (grão-curto) é bastante utilizado dentro do critério da micro-macrobiótica por ser mais energético, indica”. De acordo com o professor é fundamental preparar os alimentos de forma adequada para preservar o valor nutricional. 
 
Para as estações mais frias a recomendação pela manhã é consumir pães integrais, como exemplo da culinária macrobiótica cita o chapati de arroz integral, uma espécie de panqueca assada na frigideira com patê de tahine ou tofu, considerado um prato enérgico recomendado para equilibrar o organismo com a queda da temperatura. 
 
Fred Chao ressalta que embora a alimentação para os dias mais frios seja consistida em 60% de grãos integrais, verduras, legumes e sopas devem fazer parte do cardápio e irão contribuir para o fortalecimento do organismo na prevenção de doenças. “Na verdade as folhas em geral são mais yin (tendência a esfriar), mas dependendo do preparo podem ser yanguizados. É importante destacar que o Yin é tão importante quanto o yang. A questão toda é a proporcionalidade nas condições em que estamos vivendo”, recomenda. O especialista em macrobiótica diz que é preciso avaliar o estilo de vida do indivíduo na hora de equilibrar os nutrientes adequados. 
 
Vale lembrar que assim como existem alimentos yin e yang, há pessoas que tendem a possuir características predominantes yin ou yang. Como exemplo, pessoas yin são geralmente mais pálidas, possui pouca sede e não suam muito, o ideal para esses indivíduos são os alimentos yang, como cereais integrais, leguminosas e carnes. “Quando o indivíduo sua muito, se movimenta, (uma condição yang), posso e devo consumir mais alimentos yin, como folhas, legumes vegetais e frutas”, completa. 
 
A alimentação macrobiótica durante o outono e inverno não exclui as folhas verde escuras, pois de acordo com o professor são essenciais para a saúde e fortalecimento da imunidade por conter a clorofila, sais minerais e cálcio responsáveis pela alcalinidade do organismo. “Otto Warburg, alemão e ganhador do prêmio Nobel de Medicina em 1931, descobriu que o câncer não se desenvolve no organismo alcalino”, ressalta. 
 
Os alimentos alcalinizantes são àqueles que controlam a acidez na corrente sanguínea e o alcance do pH ideal. Contribuem para desintoxicação do organismo e combate o desenvolvimento de infecções, gripes e resfriados. São exemplos de alimentos alcalinos: salsa, coentro, alho, pepino, couve, lentilha, abacate, tomate, limão, semente de abóbora, feijão branco, entre outros. 
 

Hábitos alimentares prejudiciais para os dias frios

 
De acordo com Fred Chao devemos evitar nessa época alimentos que tendem a esfriar e acidificar o organismo.  O recomendado é diminuir o consumo excessivo de líquidos, principalmente os artificiais e de baixa qualidade, como os refrigerantes e sucos industrializados. A ingestão do açúcar refinado, adoçantes artificiais e a farinha branca presente em biscoitos e diversos alimentos industrializados precisa ser cautelosa. 
 
As frutas embora saudáveis e fonte de fibras ao organismo no inverno devem ser consumidas com moderação. “As frutas são em geral acidificantes, com exceção às maçãs que vêm de lugares frios e podem ser consumidas no inverno, mas de preferência cozidas, pois o fogo yanguiza o alimento”, indica. 
 
As recomendações do especialista em macrobiótica essenciais para essa estação e ao decorrer da vida são os cuidados com a alimentação, sobretudo à prática de exercícios físicos para eliminar as toxinas, fortalecer a imunidade e alcalinizar o organismo na prevenção de doenças. 

 
Fred Chao, idealizador da alimentação micromacrobiótica
Fundador do Clorofila - Centro de Auto Educação Vitalícia de Curitiba



comentários