Chef Izabela Braga aposta na cozinha saudável

27/4/2016        

Alimentação nutritiva é um nicho que ganha a cada dia mais adeptos no Brasil


O acesso à informação e a gama de notícias que abordam a saúde, nutrição e alerta sobre as doenças tem gerado o aumento do interesse na prática saudável. Pesquisa realizada pelo Fiesp e Ibope aponta que 32% dos brasileiros fazem a escolha da refeição levando em conta o potencial nutritivo
 
Será mesmo que o público prefere e considera mais saboroso os alimentos industrializados? A chef de cozinha Izabela Braga é especialista em alimentação saudável e nutritiva e afirma que não é questão de gosto e sim de costume.
 
Engajada na proposta alimentar saudável a personal chef tem o objetivo de transformar os alimentos frescos e nutritivos em pratos deliciosos e cobiçados inclusive entre as pessoas que não são tão adeptas à prática saudável. Isabela deixa claro que a sua proposta não é uma alimentação restritiva ou ideológica, como vegana ou vegetarianismo, mas sim atender as necessidades de cada público. 

“Minha sugestão é que a pessoa comece aos poucos a introduzir mais alimentos naturais em sua alimentação para começar uma reeducação alimentar. Com o tempo ela irá se acostumar ao paladar natural com menos aditivos químicos, conservantes e afins”, diz.
 
Com o propósito de ensinar a cozinha saudável de forma prática e caseira a chef oferece cursos e workshops para pessoas que desejam inserir a prática no dia a dia e restaurantes que têm o objetivo de se adequar a um novo comportamento: “A alimentação saudável é uma tendência que dificilmente vai deixar de existir. Por isso, ter opções de pratos nutritivos nos restaurantes é uma necessidade”, afirma. 
 
De acordo com Isabela os estabelecimentos que não incluírem uma opção saudável em seu cardápio deixarão de atender um nicho de mercado cada vez maior. Sugere como exemplo inserir no menu algumas sugestões que não são radicais ao paladar e também ao seguimento do local, como a batata doce assada, entre outros. 
 

Como comer melhor com a correria da rotina?

 
A personal diz que para se livrar dos alimentos pouco saudáveis e industrializados o primeiro passo é a programação diária, pensar no que fará parte do seu cardápio com antecedência. “Uma vez programada as refeições da semana é possível fazer as compras baseadas nesse cardápio. Opções como saladas higienizadas, frango cozido no vácuo e legumes congelados são sempre boas opções para ter em casa”, sugere. 
 
A alimentação saudável também pode ser prática, natural e simples, propõe Izabela. Prepara diversas receitas para divulgação em redes sociais, como caldos, massas, peixes, carnes e outros. Tornou-se reconhecida depois da participação no reality show "Além do Peso" quando apresentava pratos bonitos e deliciosos, livre de sódio, gorduras prejudiciais e substâncias que dificultavam a perda de peso entre os participantes. 
 

Izabela Braga, personal chef
Oferece consultoria Gastronômica em Alimentação Nutritiva



comentários