Yoga traz benefícios para o corpo e à mente

4/4/2014        

 

A prática milenar é a cada dia mais presente no dia dia dos ocidentais
 
A ioga está a cada dia tornando-se mais habitual entre homens e mulheres, devido aos seus inúmeros benefícios para o corpo, mente e para a saúde em seu todo. A técnica de origem indiana, país onde foram fundadas as primeiras escolas de ioga, mosteiros e clínicas. Até hoje disseminam a filosofia que engloba equilíbrio, obtenção de paz e harmonia espiritual.
 
A palavras yoga é de origem sânscrita, que significa atrelar, juntar, unir, ou seja, um significado único seria a palavra união. No ocidente são poucas as pessoas que conhecem a prática e muitos utilizam pra correção de postura.
 
Antes de exercitar a ioga, é importante conhecer toda a sua totalidade, seus benefícios, a filosofia, para assim alcançar o principal objetivo: a evolução humana. É a união do corpo e da mente com todos os seres, com a natureza e com a vida.
 
Especialistas explicam que a atividade é feita principalmente através da respiração e concentração. O relaxamento é gerado devido aos batimentos cardíacos diminuírem. Os benefícios alcançados pela ioga são múltiplos, como a diminuição da ansiedade, aumento do potencial de concentração, relaxamento, equilíbrio corporal e mental, além de contribuir para a resistência física, ocasionando maior elasticidade e rigidez.
 
Especialistas em ioga explicam que geralmente, o tamanho do equilíbrio é associado ao desequilíbrio que a pessoa possui. O objetivo, segundo os professores, é redescobrir os pontos que impede a pessoa de cair e incentivá-la a encontrar o equilíbrio físico e consequentemente mental.
Instrutores explicam que na ioga não é possível evoluir, sem antes se desequilibrar, é importante para estabelecer limites para o corpo e se autocorrigir. O intuito é se conhecer através da descoberta da elasticidade do corpo e plenitude da mente.
 
A meditação é outra técnica de extrema relevância para a ioga, também feita através da respiração e expiração, proporciona equilíbrio mental, espiritual, sendo uma ótima aliada para o convívio no dia a dia, com familiares, filhos, e até no trabalho. 
 
Instrutores explicam que conhecer os próprios medos é importante para a compreensão e o convívio social. Aprendemos a julgar menos, colocar-se no lugar do próximo, praticamos a aceitação e a possibilidade de recomeçar, através da renovação das emoções. É uma nova ideia do que são os relacionamentos, tanto com as pessoas, como o mundo e a natureza.
  
 
Principais benefícios:
 
  • Contribui para a saúde do corpo;
  • É responsável por combater dores nas costas, pois melhora a postura;
  • Auxilia na perda de peso e na queima de gordura;
  • Traz benefícios para o sistema nervoso e para o cérebro;
  • Contribui para concentração e memória;
  • Ajuda a combater o estresse;
  • Revigora as energias para as práticas diárias, além de elevar a auto-estima.
 



comentários