Quando se afastar do amigo negativo?

15/2/2016        

 

 

Os considerados “vampiros energéticos” podem prejudicar a sua saúde emocional e física

 

O convívio é um momento de trocas mútuas. Viver e conviver provoca uma série de sensações que de certa forma estão relacionadas com a saúde e o próprio bem-estar. E quando a amizade já não é a mesma, melhor ouvir a intuição ou seguir a razão? Até que ponto é saudável manter o contato com pessoas que nos sinalizam comportamentos negativos, destrutivos e pessimistas.

Estudo realizado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, afirma através de pesquisas que as amizades selecionadas podem afetar a saúde tanto quanto a alimentação. Pessoas que na maior parte do tempo sofrem por dificuldades nas relações são mais suscetíveis ao desenvolvimento de inflamações, assim como o câncer e problemas cardíacos. Os estudiosos usam como parâmetro o comportamento evolutivo da espécie humana e os ancestrais que ao enfrentar batalhas com animais e clãs costumavam produzir mais proteínas anti-inflamatórias para fortalecer o organismo contra as infecções.

Hoje na civilização em que vivemos o método não é mais aplicado, por ora, recomenda-se um tanto de observação e cautela na hora da seleção das amizades. Vinícius Francis é terapeuta metafísico e ministra cursos sobre autoconhecimento e evolução espiritual explica de que forma podemos considerar uma amizade saudável:

“Na vida o que prospera é aquilo que respeita essa lei universal da troca. Se só um está dando de si ou se sempre ele é quem dá mais, esta relação não é saudável, porque não é justa. O amigo tóxico é o que não quer ouvir, só falar. Não quer ajudar, só ser ajudado. Só vê o lado dele, é egocêntrico na relação”, ressalta.

O especialista ainda recomenda atenção redobrada em casos de pessoas excessivamente gentis que podem mascarar algum tipo de personalidade perigosa. “Prefira a companhia de pessoas sinceras, autênticas, que saibam dizer “sim” e “não”, que se comportam de forma honesta com você”, completa.

Vampiros energéticos, quem são eles?

Infelizmente pessoas negativas e aptas a nos desanimar estão hospedadas em diversos lugares. Essas visitas na maioria das vezes não tem consciência do quão são prejudiciais tanto para o próximo, como para si mesmo. Quem já se sentiu mal após o contato com aquele amigo ou colega? O metafísico explica quais são esses sintomas e de que forma essas emoções negativas afetam o organismo:

“Os sinais são cansaço físico e fadiga após muito tempo em companhia de uma pessoa negativa. Repulsa, vontade de se afastar e até mesmo raiva podem se manifestar, pois se sua energia sente que a vibração de outrem é prejudicial, pela lei da atração, deve haver uma vontade de ficar longe daquela pessoa, é inevitável”, alerta.

Amigos maldosos podem ser piores do que inimigos

Estudo realizado em Utah alerta sobre os malefícios de cultivar relação com pessoas que ora amamos, ora odiamos. Frenemy é um termo em inglês para referir-se aquele que é metade amigo e metade inimigo. Estudo considera o meio amigo ainda mais nocivo para a saúde de quem convive, pois diferente do inimigo, costuma-se dar alguma credibilidade ao que o frenemy diz e inclusive remoer o seu comportamento e até magoar-se. Há sentimento pelo amigo desagradável e a dúvida se deve ou não afastar-se.

Pessoas negativas têm algumas caraterísticas que podem ser detectadas facilmente e apresentam comportamentos marcantes, alerta o especialista: “São tradicionalmente as coitadinhas, vítimas do mundo, se fazem de impotente pra ganhar colo, são pessimistas, não enxergam suas falhas, tampouco aceitam que são responsáveis por si. São fofoqueiras, sempre enfatizam o mal, o errado, o ruim das coisas e das pessoas. Não querem crescer, são preguiçosas e têm grande má vontade”, sinaliza.

Você conhece alguém assim, com essas características? Já tentou ajudar e não houve mudanças? Bom, talvez seja a hora de afastar-se e cultivar boas amizades. De acordo com o terapeuta as amizades tóxicas podem atrasar o crescimento e evolução pessoal. As pessoas negativas são responsáveis por provocarem a sensação de fraqueza e rapidamente afetam o campo energético da vítima.

“Só se deve ajudar quem quer ser ajudado. A partir do momento em que a pessoa se recusa a ser ajudada, o melhor é respeitar isso e se afastar. Porque enquanto o outro se portar como vítima nada a favor dele surtirá efeito, pelo contrário, vítimas são vampiros, sugam a energia do próximo”, orienta.

 

Referências:

Revista Galileu online: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI291925-17770,00-AMIZADES+RUINS+PODEM+CAUSAR+CANCER+E+DOENCAS+CARDIACAS.html

BBC Brasil: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141201_vert_fut_frenemies_dg

 

Vinícius Francis, terapeuta metafísico
Especialista em terapia holística e psico-astral
Blog: http://os-filhos-da-alva.blogspot.com.br/
 



comentários