Como a imaginação ajudou Ayrton Senna a vencer as corridas?

17/5/2016        

 

Coach Huáras Duarte fala sobre a PNL e o poder da capacidade imaginativa para superar desafios

 
Ao surgir um problema de imediato vem o desespero e a pergunta: como solucionar? Diante dos desafios do dia a dia pedimos conselhos aos amigos, familiares e até mesmo nos colocamos à frente das situações, mas dificilmente usamos a capacidade imaginativa para resolver qualquer tipo de conflito. 
 
Estudo realizado pelo Laboratório de Neurociências e Comportamento do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP) afirma a capacidade do treinamento imaginativo para aprimorar determinada habilidade. Os estudiosos explicam que a área cerebral ativada durante o ato de imaginar e quando estamos realizando uma tarefa possui estímulos muito semelhantes em ambas às atividades. 
 
O potencial de imaginar é a voz que incubamos por acreditar que o gesto é válido somente para as crianças, o que seria um erro de acordo com o palestrante e professor de Programação Neolinguística (PNL) Huáras Duarte. O coach auxilia pessoas que buscam aprender e se transformar de forma rápida e eficiente através do desenvolvimento da inteligência emocional. 
 
Para compreender a Programação Neurolinguística (PNL) é um método que avalia a mente subjetiva humana, visando modificar comportamentos e facilitar o alcance dos objetivos. A PNL foi criada nos Estados Unidos por Richard Bandler, psicólogo e John Grinder, linguista. Ambos publicaram o primeiro livro  A Estrutura da Magia
 
Duarte ministra em seus cursos possibilidades do “pensar fora da caixa” e estimula o uso da intuição e da capacidade imaginativa como fortes aliados diante das dificuldades ou desafios no dia a dia. “É importante permitir que a solução para um determinado problema surja, através da mudança de comportamento”, ressalta. 
 
Como exemplo do uso da inteligência emocional e do poder da imaginação o professor cita o ídolo brasileiro Ayrton Senna que foi diversas vezes campeão mundial em corridas de Fórmula 1. “O Ayrton Sena começava a corrida não no domingo no dia da competição, mas dias antes. Ele visualizava mentalmente como uma espécie de “tela mental” cada reta e curva do circuito inúmeras vezes, uma prática contínua. Primeiro imaginava e depois colocava em prática no dia da competição. E o resultado já sabemos: vários títulos”, argumenta. 
 
Outro exemplo que também demonstra a capacidade da imaginação citada pelo coach foi um estudo realizado com jogadores de basquete. A equipe foi dividida em dois grupos, sendo A e B. O grupo A treinou arremessos por uma hora, enquanto o grupo B imaginava arremessos em direção à cesta pelo mesmo tempo. No final do teste os pesquisadores avaliaram que o grupo que apenas imaginou obteve resultado praticamente igual ao da equipe que treinou de fato. 
 

 

Permita que a imaginação trabalhe

 
O professor comenta que geralmente é bastante complicado sair de uma dificuldade e enxergar novos horizontes. Portanto, para que a imaginação funcione precisamos sair do estado mental do momento com o auxílio de recursos que liberem o potencial criativo. Fala sobre o exercício aplicado para estimular a capacidade imaginativa através da PNL e da neurossemântica chamado: “A pergunta do milagre”. A técnica consiste em guiar através de uma história que pede para imaginar que irá dormir e acordar no dia seguinte. De repente percebe que algo aconteceu, acorda ciente da mudança e não sabe ainda o que pode ter ocorrido. 
 
De acordo com o coach o exercício seria um gancho para possibilitar que o inconsciente trabalhe. As perguntas realizadas permitem que o inconsciente fique livre para atuar sobre as possíveis soluções para os inúmeros problemas. O alerta aos alunos é de que não manipulem ou façam julgamentos e interferências da mente consciente, pois faz pensar que se trata de uma alucinação ou bobagem. "É importante permitir que a mente trabalhe de forma livre”, orienta o professor. 

Referências:

http://site.suamente.com.br/historico-da-pnl/

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/neurociencia/o-poder-da-imaginacao
 
Huáras Duarte, Coach e especialista em Programação Neolinguística (PNL).
Participou no CONAPNL-Congresso Nacional de Programação Neurolinguística 2016. 
 



comentários