Esse distúrbio prejudica as relações sociais, a própria saúde emocional e física
Muitas pessoas sofrem de um problema em comum: mania de controle. Esta vontade em controlar tudo, a vida, os acontecimentos, gera no indivíduo irritação e ansiedade. Tem pessoas que acreditam que podem e devem controlar todos os acontecimentos e quando as pessoas ou acontecimentos por si só não correspondem àquilo que previamente planejaram, se sentem frustradas.
Pessoas que sofrem deste distúrbio geralmente são impacientes, inquietas, querem e precisam impor a sua vontade sempre, mas geralmente só conseguem acarretar para si problemas emocionas e doenças físicas, isso porque desejam controlar o Universo, isso mesmo, algo infinito, vivo e que é o que é, não tem roteiro e cujos participantes não são atores. Aliás, uma definição simples para pessoas de sofrem do distúrbio da mania de controle ou “control freak” é que acreditam estar na direção de uma peça teatral, cujas personagens devem se comportar e fazer aquilo que foi definido no roteiro, se não sair como o planejado, se enfurecem, se chateiam, entram em crises emocionais que variam em intensidade.
Pensar em si mesmo, se autoconhecer é extremamente importante, mas algumas pessoas sofrem de um problema denominado como “ego negativo”, são controladas pelo próprio ego. O ego quer ter sempre razão, gosta de opinar e de saber sobre tudo, mas a realidade é bem diferente, no intuito de desejarem sempre ter o controle da situação, essas pessoas é que na verdade são controladas por emoções negativas e destrutivas.
Não é fácil para aqueles que sofrem da mania de controle conviver com as emoções destrutivas: ansiedade, em alguns casos insônia, constante irritabilidade e, dificilmente as pessoas ao redor conseguem conviver em paz com uma pessoa assim, geralmente não são pessoas bem quistas em círculos sociais.
Se você convive com alguém com essas características saiba que está lidando com alguém que sofre de problemas emocionais e que precisa de ajuda, mas se você enxerga em si mesmo essas características, entenda que há tratamento, há maneiras de trabalhar essas fraquezas emocionais a fim de ter uma melhor qualidade de vida.
É natural querer controlar as coisas ao redor, querer saber se tudo está bem, se as contas estão em ordem, se os filhos estão bem, mas até que ponto isso é saudável? A vida pode ser controlada? Na verdade, esta última pergunta talvez seja a resposta mais clara que evidencie que a mania de controle caracteriza um quadro patológico. A vida, assim como a morte não pode ser controlada, as pessoas têm em si um Universo único, querer dominar suas ações é uma atitude tola e imensamente egoísta.
Procurar ajuda é importante, Yoga e exercícios de meditação são recomendáveis, não deixar que o próprio ego prejudique as relações e a própria saúde emocional e física é o grande desafio. Repensar ações nunca é tarde. “Perca o controle”.