Alimentação na infância

8/4/2014        

Implantar hábitos saudáveis nas crianças é fundamental

Os pais devem sempre ficar atentos à alimentação dos filhos, isso por que as refeições saudáveis são fundamentais para um crescimento saudável. Sim, os variados alimentos possuem nutrientes peculiares que auxiliam no crescimento saudável. 
 
Difícil uma criança não gostar de guloseimas, refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, entre outros, e nem podem ser proibidas de consumir esses alimentos, mas desde cedo, é importante que as crianças sejam educadas quanto à importância de uma alimentação saudável. É fundamental que os pais estabeleçam limites quanto aos hábitos alimentares dos seus filhos. A criança pode comer chocolate, mas é necessário que se alimente de maneira saudável e que comer chocolate não se torne um hábito.
 
Um copo de refrigerante tem aproximadamente 10 colheres de sopa de açúcar. O açúcar além de se transformar em gordura no sangue, ocasionando no ganho de peso, age aumentando a produção de radicais livres no organismo, que agridem as células e ocasionam doenças. Por isso é importante que esse mau hábito seja abandonado. Por que não substituir o refrigerante pelo suco natural?
 
A maneira de apresentação dos alimentos pode tornar a alimentação mais prazerosa para a criança, invista nas cores no momento de compor o prato.
 
Muitas crianças e até mesmo adultos têm o hábito de afirmar não gostar de determinado alimento sem sequer ter experimentado. Em casos de recusa alimentar, não desista de tentar fazer com que a criança experimente determinado alimento e explique sobre os benefícios que pode proporcionar à saúde.
 
O ferro é um mineral fundamental que deve estar presente na alimentação das crianças, é importante para proporcionar o crescimento saudável. O feijão, a carne vermelha, as verduras de folhas verde-escuras, a beterraba, as leguminosas como a lentilha e a ervilha, entre outros, são alguns dos alimentos ricos nesse nutriente e que devem ser explorados. Alimentos ricos em ferro devem ser consumidos junto a alimentos ricos em vitamina C que aumentam o poder de absorção do mineral no organismo, por isso implante o hábito na criança de se alimentar com frutas cítricas, pelo menos duas vezes ao dia. Os sucos naturais também podem ser explorados.
 
O cálcio é importante na dieta dos pequenos e, por isso, alimentos como: leite, queijos, iogurte, frango, frutas, cereais, verduras, peixes, entre outros, devem ser explorados. A sardinha é rica em cálcio, para o lanche da tarde por que não oferecer à criança uma torta salgada de sardinha, por exemplo?
 
As vitaminas A e D são importantes na dieta. São responsáveis pelo desenvolvimento de uma pele saudável e pela renovação das células. A vitamina A, também importante para a saúde da vista pode ser encontrada em frutas como: melão, damasco, brócolis, batata doce, espinafre entre outros.
 
A vitamina D pode ser encontrada em peixes, ovos e cogumelos. 
 
Invista em receitas saudáveis, em lanchinhos nutritivos, implante na criança a consciência de uma alimentação saudável desde cedo, com certeza esse hábito a acompanhará para o resto da vida.
 
 



comentários