Às crianças com câncer: motivação

29/4/2014        

Esse é um recado para você, criança, que não conheço

O câncer infantil é uma realidade que acomete milhares de crianças no mundo e o mais importante nesse que não é um momento fácil é que haja motivação e positividade.
 
Segundo informações do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), depois do diagnóstico, em 70% dos casos o câncer é curado.
 
Os pais devem ficar atentos a quaisquer sintomas e sinais como reclamações da criança de dores de cabeça, enjoos e vômitos, surgimento de algum caroço, de manchas na pele, entre outros... E caso exista algum destes sintomas, é importante que exames minuciosos sejam realizados.
 
São diversos os tipos de câncer, mas a proposta não é enfatizar sobre os dados científicos, mas é deixar uma reflexão à criança que está enfrentando o problema nesse momento.
 
Ei você criança! Não sei quantos anos você tem, nem sei qual o tipo de câncer que foi diagnosticado, se você é menino ou menina, onde nasceu, quem são seus pais, em que hospital está sendo tratado, aliás, adoraria conhecer a sua história. Mas quero apenas lhe dizer: até aqui você venceu. É difícil lhe dizer "Como se sente?" e talvez essa seja a pergunta mais boba que tenha ouvido nos últimos dias, mas lhe digo: você me motiva.
 
Sim, você, criança que não sei quem é. Quando era criança, imaginava qualquer tipo de aventura, mas nunca uma aventura tão grande quanto a que você vive.
 
Eu só lhe digo uma palavra que costuma ter força em qualquer situação: sonho. Sonhos têm força, sonhos são o nosso combustível. Hoje, criança que não conheço, tenho vinte e sete anos de idade e esses sonhos que nasceram comigo e que cultivei desde antes da sua idade sempre me fortaleceram. 
 
Não importa qual o seu diagnóstico, qual o estágio dessa doença, eu só quero que não deixe de sonhar, que prossiga com seus desenhos, com seus heróis, heroínas, com sua fé, com sua vontade, com seu amor pelas pessoas que lhe amam. Algum dia você terá a mesma idade que eu e tenho certeza que vai poder dizer algo positivo a alguém que enfrenta o que está enfrentando hoje e, se sentirá imensamente bem por isso.
 
Ei, você criança querida, pode ser Ana, Felipe, Tiago com i ou h, pode ser Maria, Marina, Arthur, não importa o seu nome, mas de verdade, lhe desejo a vitória diária.
 
A vida só vale a pena quando sonhamos, quando aprendemos, quando lutamos, quando não desistimos, então... tem valido a pena viver... não acha?
 
Que tal ouvir uma canção alegre, daquelas que você gosta? Que tal ver um desenho divertido? Chame seus pais para conversar um pouco, converse com sua fé... Leia um livro.  Que tal vestir uma roupa mais colorida? 
 
Eu não lhe conheço, mas lhe desejo com tudo que há de mais vibrante em minha alma que seus caminhos sejam reluzentes, que encontre motivação onde aparentemente não há motivos para encontrá-la. 
 
Ei... você criança, lhe desejo a cura, mas quer saber? Você cura o mundo com a sua força ;)
 



comentários