Depressão na infância: O que fazer?

8/9/2014        

Quais os sintomas que a criança pode apresentar?

Que a depressão é um mal que atinge milhões de pessoas no planeta, muitas pessoas já sabem, mas não apenas os adultos são alvos fáceis para esse mal. Muitas crianças podem ser acometidas pela depressão por fatores diversos: separação dos pais; morte de um ente querido; abusos físicos; mudanças radicais de padrão de vida; abandono etc.
 
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, aproximadamente 8 milhões de jovens sofrem do problema, mas não há dados estatísticos para comprovar esse número.
 
Outro fator que deve ser levado em consideração é que assim como os adultos, as crianças desde muito cedo já têm compromissos, com tantas atividades para serem realizadas ao longo da semana, o estresse se torna comum. Dificilmente as crianças têm até mesmo disciplina para o momento do descanso e não se pode deixar de mencionar a era digital, já que é muito comum que os aparelhos eletrônicos coloquem em risco a interação social e “física” da criança com sua família e até mesmo amigos.
 
Em um adulto, a depressão pode ser facilmente identificada, mas a criança pode se apresentar mais agitada que o normal, o sentimento de culpa e tristeza profunda também podem ocorrer, há casos em que a criança passa a se isolar do contato com familiares ou amigos, é fundamental que os pais prestem atenção no comportamento do filho e o mais importante, em casos de qualquer alteração de comportamento, é importante que um tratamento psicológico seja procurado.
 
Os fatores ambientais são extremamente importantes e podem inclusive, acentuar o quadro depressivo na infância. Um lar repleto de amor, em que os pais dialogam com o filho, em que a criança possa se expressar e expor suas vontades e insatisfações, dificilmente a fará desenvolver um quadro de depressão.
 
Muitas pessoas ainda desconhecem sobre o que seja a depressão, este mal que tem íntima ligação com a sensação de tristeza e morbidez, chama a atenção por que não precisa de um motivo aparente para existir. Quando algo acontece e a pessoa se sente triste é um caso natural de tristeza, que uma hora vai passar, já a depressão é um estado de tristeza que não necessita de um motivo para existir, muitas vezes o indivíduo não compreende o motivo da tristeza e não consegue ver uma saída. Se essa situação é complexa para um adulto, imagine para uma criança!
 
Não é só uma situação como alguma das citadas que pode desenvolver na criança um quadro de depressão, o fator genético também influencia no desenvolvimento da patologia, se houver casos de depressão na família é possível que a criança tenha predisposição a desenvolver o transtorno mental.
 
O importante é prestar atenção na criança e se houver qualquer sinal do problema, que um tratamento seja procurado. A depressão na infância é uma realidade comum e é fundamental que esse mal seja sanado.
 
 



comentários