O esporte como aliado contra o sedentarismo na infância

4/8/2014        

Os pais podem ajudar seus filhos para que tenham mais saúde física e emocional

O problema da obesidade é assunto constantemente discutido no planeta e o que também chama à atenção é que muitas crianças já se encontram em quadros de sobrepeso e obesidade, sem falar em problemas como diabetes, colesterol e problemas do coração. E esse mal que atinge a infância também se deve a questões culturais, pais que têm uma vida não-saudável contribuem para que seus filhos sigam seus passos, parece loucura mas muitos pais colocam refrigerante na mamadeira da criança ou já iniciam seus ffilhos desde muito cedo com uma alimentação rica em açúcares e gorduras. Sem mencionar o tempo em frente a monitores (televisão, computador, celular, entre outros).
 
O sedentarismo entre as crianças é mais comum do que pensamos e é fundamental que algumas ações sejam tomadas a fim de erradicar problemas como a obesidade infantil, diabetes, problemas de colesterol, de coração, entre outros.
 
Uma maneira excelente de mudar os maus hábitos das crianças é oferecendo a elas a possibilidade da prática de alguma atividade física, e o esporte representa uma excelente alternativa não só para ganho de saúde física, mas também de saúde psicológica.
 
Quando a criança pratica algum esporte, automaticamente aprende mesmo que não se dê conta a lidar com outras crianças, exercita a socialização, aprende a interagir e respeitar o outro, quando há a visão de equipe, desde cedo ela entende que quando há uma organização coletiva em prol de um objetivo parece que as coisas caminham para o sucesso, e isso a criança leva para a vida toda.
 
Não vale forçar a criança, é importante que os pais deem a possibilidade ao filho (a) para a escolha da atividade que mais gosta, depois que a criança identifica um esporte que se parece mais com o seu comportamento e estilo, aí sim, é importante que haja incentivo dos pais para que uma rotina “divertida” possa ser seguida pela criança.
 
Não são só as atividades tradicionais que podem ser exploradas como: futebol, voleibol, basquete, futsal, natação, entre outras. A dança, a capoeira, as diversas modalidades de luta e até mesmo as atividades circenses podem ser exploradas. Há inúmeras possibilidades de atividades que tiram a criança do sedentarismo além de proporcionar sensação de bem-estar e de abrir as portas para uma maior interação social.
 
É claro que outras mudanças estão correlacionadas como a alimentação, a disciplina com os horários e com as demais atividades realizadas durante a semana, mas o importante mesmo é que a criança perceba um novo universo, que deseje se encaixar nesse novo mundo, o sedentarismo na infância pode ser combatido de uma maneira mais leve, mais divertida  e com certeza os reflexos sobre a saúde poderão ser percebidos. Por que não inicia uma conversa com seu filho sobre algum esporte preferido e se não gostaria de praticar esse esporte? Seja o primeiro a incentivar!
 



comentários