Infecção urinária: E quando as crianças apresentam o problema?

9/9/2014        

Saiba quais são os sintomas e o que deve ser feito

Entre o público infantil, a infecção urinária é um problema muito comum. Segundo estimativas recentes aproximadamente 8% das meninas e 2% dos meninos até oito anos de idade serão acometidos ao menos uma vez pelo problema.
 
Quais os sintomas que a criança costuma apresentar?
 
Geralmente sentem mal-estar, o apetite some, a vontade em urinar passa a ser mais frequente e há a reclamação de dor ou ardência no momento de urinar.
 
Em lactentes este é um problema comum e acredita-se que as crianças sejam mais vulneráveis ao surgimento desse tipo de infecção pelo fato de que o trato urinário está em fase de desenvolvimento, e por isso, as chances para que bactérias e micro-organismo se instalem é maior.
 
Quando as crianças deixam de usar as fraldas, as chances de infecção urinária aumentam, isso por que dificilmente os pequenos têm estabelecido um hábito de idas ao banheiro e é comum que segurem a urina por mais tempo, o que pode aumentar as chances para que o problema surja.
 
Os cuidados com a dieta e hábitos de higiene são importantes para prevenir o surgimento deste mal. A principal causa de infecção urinária são bactérias provenientes do intestino concentradas nas fezes, por isso, principalmente as meninas, devem ser orientadas a se limpar de frente para trás sem repetir o mesmo lado do papel higiênico duas vezes.
 
Os pais devem prestar atenção na cor e cheiro da urina, se estiverem muito fortes e se a criança reclamar de algum sintoma, é importante que um médico seja procurado, é comum em muitos casos, que a criança apresente quadros de febre.
 
É mais comum que este problema ocorra quando a criança atinge a faixa etária entre 3 a 4 anos de idade e é fundamental que haja a orientação sobre a importância de não segurar a urina, por isso é primordial que as escolas deem à criança a liberdade de irem ao banheiro quando sentirem vontade.
 
Bons hábitos devem ser cultivados desde muito cedo, é importante que a criança beba muito líquido (preferencialmente água potável) e se alimente de maneira mais saudável (frutas, verduras, legumes, fibras etc.).
 
O diagnóstico é confirmado por meio do exame de urina, algumas horas depois o resultado confirma a infecção, antibióticos costumam ser prescritos e após a administração desses medicamentos costuma ser solicitado um novo exame para confirmação da melhora do quadro.
 
Em casos em que a infecção existe há algum tempo pode ser necessário exames mais detalhados para investigar o tipo de bactéria presente, o risco é que as bactérias se instaurem na corrente sanguínea e causem infecções mais complexas e perigosas.
 
Há alguns métodos naturais que costumam ser indicados em conjunto com o tratamento tradicional, como a ingestão com regularidade do suco de cranberry que possui propriedades anti-inflamatórias e bactericidas e protegem o trato urinário.
 
Fique atento a qualquer sinal apresentado pelo seu filho. 
 



comentários