Infecção urinária em crianças: como prevenir?

21/11/2014        

É comum que meninos e meninas apresentem o problema ao menos uma vez na infância

A infecção urinária é um problema muito comum entre as crianças, segundo estudos científicos, aproximadamente 2% dos meninos e 8% das meninas apresentarão caso de infecção.
 
Um dos principais fatores que podem desencadear na infecção urinária é no momento do desfralde e em casos de uso de biquínis e sungas molhadas, que podem ocasionar a proliferação de bactérias.
 
É importante que alguns cuidados sejam tomados. Se a criança estiver na praia ou clube, após a brincadeira no mar ou piscina é recomendável retirar a roupa de banho molhada e colocar uma roupa seca na criança. As meninas, principalmente na fase do desfralde devem ser sempre limpas da frente para trás, e o papel utilizado deve ser utilizado uma única vez, isso porque grande parte dos casos de infecção tem início por conta das bactérias fecais em contato com o canal urinário. 
 
Há uma fruta muito importante que age prevenindo e tratando problemas no trato urinário, trata-se da cranberry, alguns especialistas já reconhecem o poder da fruta e indicam que sejam tomados ao dia de 2 a 4 copos do suco. 
 
Crianças geralmente gostam do sabor do suco, cranberrys lembram o sabor do morango em forma de suco e é bem adocicado. É claro que não basta dar o suco à criança, é fundamental seguir o tratamento médico convencional e utilizar os medicamentos prescritos pelo médico.
 
Há opções do suco em caixinhas de 200 ml, o que facilita para que as mães possam colocar a caixinha do suco na lancheira da criança.
 
A marca Juxx é certificada pela Sociedade Brasileira de Urologia, crianças que tenham problemas de diabetes podem ter a opção do consumo do suco sem adição de açúcar.
 
Na fase do desfralde, é comum que a criança em processo de adaptação sem a fralda, se sinta mais dependente da mãe ou pai para ir ao banheiro, e por isso, a maioria tende a ‘segurar’ o xixi, e essa ação pode colocar em risco o trato urinário da criança e pode desencadear no surgimento da infecção urinária.
 
Quando a criança já consegue ir ao banheiro sozinha, é importante orientá-la., principalmente as meninas, sobre a maneira correta de se limpar.
 
A higienização das partes íntimas é fundamental, no momento do banho, explicar isso à criança é importante, claro que de maneira divertida, o ratinho do castelo rá-tim-bum pode ajudar explicando sobre a importância do banho (risos).
 
Uma alimentação rica em nutrientes também é importante, evite dar ao seu filho alimentos ricos em conservantes, evite o excesso de sal e açúcar, invista nas frutas, verduras e legumes e claro, no consumo de sucos e principalmente água, pelo menos dois litros são fundamentais ao longo do dia, e crianças precisam ser sempre lembradas ou só tomarão água quando sentirem sede.
 
Infecção urinária na infância é comum, mas se há ações que podem prevenir, é importante que sejam tomadas.
 



comentários