Um mal muito comum entre as crianças: Obesidade

10/9/2014        

O que fazer para prevenir este problema?

Quem não acha adorável um bebê gordinho e cheio de dobrinhas? Mas a obesidade infantil é um mal que atinge milhões de crianças no planeta. Um estudo realizado nos Estados Unidos com 7 mil crianças com idade entre 5 a 14 anos constatou que 12,4% dessas crianças já se encaixavam em um quadro de obesidade enquanto 14,9% se encontravam acima do peso. Aos 14 anos, mais de 20% desses jovens já podem ser considerados obesos e 17% acima do peso.
 
Essa pesquisa foi publicada no jornal americado New England Journal Of Medicine que alertava que o sobrepeso deve ser tratado desde a infância.
 
O que também chamou à atenção nesse estudo é que os alimentos consumidos não ofereciam os nutrientes necessários, o que ocasiona em transformações no organismo. A maioria das crianças e jovens no início da adolescência já podem ser encaixados no quadro de desnutrição. 
 
Quais os sintomas da desnutrição?
 
Perda muscular que ocasiona em sensação de fadiga e cansaço;
 
Pode levar ao emagrecimento ou à obesidade;
 
Problemas psicológicos podem ser desenvolvidos, a criança pode se sentir mais triste e apática;
 
Problemas de crescimento;
 
Cabelo com aspecto mais claro e opaco, pele ressecada;
 
Alterações no sangue, que pode levar ao surgimento de doenças mais graves como a anemia;
 
Problemas ósseos;
 
Deficiência na formação de neurônios;
 
Diversos sistemas no organismo podem ser prejudicados
 
É fundamental que desde muito cedo, as crianças sejam estimuladas a uma alimentação saudável rica em nutrientes. Todos os grupos de alimentos devem ser explorados, carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais, vitaminas, fibras, entre outros, devem se fazer presentes na alimentação.
 
Os maus hábitos devem ser abandonados, tais como o consumo exagerado de biscoitos recheados, refrigerantes, guloseimas de um modo geral, salgadinhos, entre outros. Alimentos como frutas, verduras e legumes devem fazer parte da dieta. 
 
É fundamental que uma rotina alimentar seja seguida com respeito a horários e que os lanches entre as refeições sejam mais saudáveis.
 
Em plena era digital é importante que se estabeleçam alguns limites, as atividades que propõem interação social devem ser estimuladas, é importante que desde cedo a criança tenha o hábito, inclusive, de praticar algum esporte.
 
Obviamente que para que a criança tenha bons hábitos, deve haver exemplos em casa, se os pais já se alimentam de uma maneira mais saudável, é quase instintivo para a criança seguir o mesmo exemplo. 
 
Na primeira fase da vida da criança a amamentação é fundamental e deve durar até aproximadamente seis meses de vida da criança, quando outros alimentos são liberados, é importante que sejam os mais saudáveis e que o açúcar e sal sejam evitados ao máximo.
 
A obesidade é um mal que atinge muitas crianças e é importante que desde muito cedo haja estímulos para que tenham uma vida mais saudável.
 



comentários