O seu bebÍ ť preguiÁoso para falar?

20/5/2014        

 

 

Estimule a comunicação verbal dos pequeninos 

Uma das maiores expectativas dos pais é ver o filho pronunciando as primeiras palavras. Afinal, realmente é empolgante ver o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Obviamente, cada uma possui o seu tempo, umas tem mais facilidade para a fala do que as outras.  
 
Algumas dicas são válidas para ajudar o filhote a pronunciar as primeiras palavras e já fazer parte de uma comunicação mais clara, o que irá facilitar tanto para ele, como também para os pais compreenderem as mensagens emitidas verbalmente.  
 
Especialistas explicam que geralmente as primeiras palavras como "papa" e "mama" são pronunciadas a partir dos 9 meses, embora algumas crianças demorem um pouco mais. Porém não há motivo para o desespero, ou mesmo forçar a criança ao diálogo.  
 
O importante é compreender o motivo pelo qual o bebê ainda não pronuncia palavras. Será que você o estimula adequadamente? Quando ele lhe pede algo, sem dizer a palavra, apenas apontando, você repete verbalmente o que ele deseja ou simplesmente o entrega?  
 
Falar é uma necessidade humana. Os bebês precisam sentir a necessidade de comunicar-se. Se os pais não o estimularem, e seguirem o que ele deseja sem exercitar a fala, é extremamente comum a criança demorar para pronunciar palavras.  
Especialistas indicam algumas práticas no dia a dia para a construção da comunicação verbal do bebê. Vamos conferir! 
 
Estimule a pronuncia correta das palavras 
 
Desde os primeiros meses de vida o bebê enxerga a face dos pais como um espelho e sente a necessidade de imitar cada gesto, como sorrisos, caretas e principalmente o movimento da boca, responsável por emitir o som da fala . A dica é falar de forma simples, com boa entonação e articulação para que a criança consiga compreender a maneira correta de articular a palavra. Evite a linguagem "bebenês" apesar de fofa, mais tarde pode trazer dificuldade para criança falar corretamente. 
 
Controle a euforia 
 
As primeiras palavras dos pequenos é muito esperada pelo pais e familiares, contudo tome muito cuidado com a euforia, pois pode assustar a criança e intimidá-lo. Comporte-se com máxima naturalidade e incentive-o. 
 
Permita o contato com crianças mais velhas 
 
Especialistas explicam que o bebês tendem a imitar ainda mais a linguagem e modo de ser das crianças mais velhas. É  importante permitir o contato e brincadeiras, com o irmão mais velho, por exemplo. Pensamos que não, mas os bebês também gostam de serem inseridos e fazerem parte da brincadeira dos coleguinhas mais velhos. 
 
Cuidado com mimos exagerados 
 
A fala, como já dito, é uma necessidade humana. Por isso é muito importante o alerta quanto aos mimos exagerados e o comodismo proporcionado à criança. O choro é o primeiro sinal de comunicação de um bebê, se a criança não precisar chorar e balbuciar para conseguir algo - pois tudo está em suas mãos - dificilmente sentirá a necessidade de comunicação.



comentários