Por que brincar é tão importante para as crianças?

2/4/2015        

Saiba quais são as brincadeiras mais recomendadas

 
Para muitos adultos o ato da brincadeira infantil é importante para entreter as crianças e fazer com que dispendam energia, mas brincar é uma ferramenta fundamental para desenvolver a capacidade das crianças para aprenderem, além de ser importante para estimular a criatividade e o intelecto.
 
Quando a criança é bem pequena, até os dois anos de idade, começa a desenvolver sua linguagem própria, a criança sente prazer na repetição de ações... Sabe quando ela joga um objeto no chão diversas vezes e cai na gargalhada? As crianças nessa fase querem descobrir as texturas dos objetos por meio do tato, se encantam pelos barulhos, pelo que veem e até mesmo pelo que comem... Tudo é descoberta nessa fase, e por mais pequenas que as crianças sejam, se divertem e muito...
 
A partir dos dois anos de idade até aproximadamente seis anos, a criança começa na fase do faz de conta, elas querem desenvolver funções (professor, secretária, policial, enfermeira, babá etc.), é comum que atribuam outras funcionalidades a um determinado objeto (ex: um prendedor de roupas se transforma na comidinha da boneca. Essa é a fase para brinquedos como bonecas, carrinhos, fantasias de super-heróis etc., também é importante investir nos livros de histórias clássicas, nos desenhos, nas peças teatrais infantis, entre outras atividades.
 
Para o desenvolvimento motor, vale investir nas bolas, bicicletas, triciclos, patinetes, entre outros, aliás, é importante propor atividades em grupo, que são fundamentais para que a criança se socialize, conheça os diferentes comportamentos dos amiguinhos, sem falar que a brincadeira em grupo é sempre mais divertida.
 
Quando a criança está na fase dos seis e sete anos vale investir nos jogos de regras, que impõem normas e que exigem concentração, atenção, raciocínio etc. Vale investir nos jogos de regras, nos quebra-cabeças, nos tradicionais jogos (xadrez, damas, baralho etc.).
 
O mais importante é que a tecnologia por mais legal que seja não tire da criança o prazer das brincadeiras tradicionais. 
 
Brincadeiras como amarelinha, peteca, pião, entre outras, além de super divertidas ajudam a estimular a visão e coordenação motora da criança.
 
As brincadeiras como cabo de guerra e braço de força são indicadas para desenvolver a consciência de socialização e de cooperação.
 
O mais legal é que a criança solte a imaginação, brinque, se divirta, seja sozinha ou com os amigos. É sempre legal estimular a brincadeira com tintas e giz de cera, deixar a criança livre para soltar a imaginação...
 
Não importa a geração, brincar é fundamental, é um exercício de infância e a infância de certa forma permanece enquanto existimos.
 



comentários