Um bebê zen: o sonho das mamães!

21/2/2014        

Relaxamento, saúde e bem-estar com shatala. Conheça os inúmeros benefícios que o exercício pode proporcionar para os pequeninos 

 
 
O médico e obstetra francês, Frederick Leboier, em uma viagem à Índia avistou uma mulher que massageava o bebê em seu colo, intrigado aproximou-se e quis saber sobre esta prática. O profissional considerou de extrema importância à técnica e divulgou pelo ocidente a massagem shantala, cujo nome foi em homenagem a mãe indiana.
 
 
No Brasil a prática foi conhecida a partir da década de 60 e hoje existem especialistas espelhados por todo o mundo que comprovam a eficácia da técnica, divulgando-a através de palestras e cursos.
 
 
A fisioterapeuta infantil e também consultora para pais, Denise Gurgel, é especialista em shantala e ensina em suas aulas a importância do método para pequeninos. “Além de ser uma fonte de ligação afetiva entre a mãe e o bebê, receber shantala é uma necessidade física para suprimento de carinho e contato, além de proporcionar diversos benefícios à saúde”, ressalta.
 
 
A médica aborda que o toque é essencial nos primeiros meses após o nascimento, pois o bebê habituado ao estimulo sensorial ultra-interino, necessita da mesma sensação de acolhimento e de segurança, o que gera a sensação de bem-estar, contribuindo para o relaxamento, prevenções de cólicas e com isso melhores noites de sono. “A shantala mostra-se muito eficiente por atuar em todos os campos: emocional, físico e fisiológico, sendo altamente preventiva”, orienta.
 
 
A profissional considera a prática uma possibilidade de manter a mãe mais próxima do bebê, principalmente pais que trabalham fora e possuem curto tempo ficar com o filho.  “É nesse momento que o vínculo é consolidado. É através do toque das mãos das mães que a criança conhecerá o mundo”, explica.
 
 
Um bebê tranquilo e saudável! Conheça os benefícios da shantala:
 
 
  • Melhor qualidade de sono;
  • Funcionamento adequado gastrointestinal;
  • Ameniza aparecimentos de gases, cólicas e prisão de ventre;
  • Estimula na resistência imunológica;
  • Reduz o estresse;
  • Amplia respiração;
  • Favorece o ganho de peso e o crescimento corporal;
 
Confira passo-a-passo as técnicas da shantala:
 
 
Passo 1
Com as mãos espalmadas no centro do peito deslize abrindo-as em direção aos ombros e retorne pelas laterais do tronco;
 
Passo 2
Com o seu polegar massageie a mãozinha, da palma em direção aos dedos.  Abra e feche cada dedinho;
 
Passo 3
Com o bebê de barriga para cima e as mãos relaxadas, deslize longitudinalmente por toda a barriguinha do bebê, de cima para baixo;
 
Passo 4
Massageie o pé do centro da planta em direção a cada dedinho. Estique cada dedinho, massageando-o;
 
Passo 5
Banho de ofurô.
 
 
 
      
Denise Gurgel é fisioterapeuta materno infantil, (formada em 1999),  especialista em Shantala (desde 2002) e consultora para pais.
 
 

http://www.cursoshantala.com.br/

comentários