Esse é recurso natural facilmente encontrado e que gera excelentes resultados
Muitas pessoas estão acostumadas a relacionar a babosa com os cuidados com os cabelos, mas o que muita gente não sabe é que essa planta, conhecida cientificamente como Aloe Vera não é indicada apenas no tratamento capilar, mas possui importantes propriedades medicinais que também merecem ser reverenciadas como: atua em prol da renovação celular; possui ação anti-inflamatória; age como agente de cicatrização e também pode funcionar como complexo vitamínico.
A babosa ou aloe vera é comumente encontrada em produtos cosméticos, mas a utilização dessa planta em sua forma natural é a mais indicada.
O suco da babosa pode ser utilizado sobre a pele, o poder de cicatrização presente na planta auxilia em casos de espinhas e cravos inflamados; esse suco também pode auxiliar amenizando as marcas de estrias e em casos de lesões mais graves como queimaduras, a babosa também pode auxiliar graças ao poder de cicatrização.
Outra ação da babosa que merece ser ressaltada é a de vermífugo; o uso interno também age como desintoxicante.
Essa planta reúne 18 importantes aminoácidos que quando ingeridos se transformam em proteínas no organismo, proteínas são essenciais para a recuperação de tecidos e músculos, logo, a ingestão é capaz de atuar como regenerador muscular. Importantes vitaminas do complexo B também podem ser encontradas na babosa como: B1, B2, B3, B6, B12 e B13, as vitaminas A, C e vitamina E também podem ser encontradas na fórmula da babosa, e juntas possuem alto poder antioxidante, que não só é capaz de renovar as células, como pode auxiliar na prevenção do envelhecimento da pele.
O uso interno da babosa não é indicado para mulheres grávidas, pois possui poder abortivo, aliás, o uso interno deve ser realizado apenas sob orientação de um profissional especializado, isso porque se usada em quantidade exagerada pode levar à intoxicação.
Para cabelos mais bonitos e fortes a babosa é uma excelente opção, além de ser barata e facilmente encontrada. É só cortar uma folha média da planta, extrair toda a polpa, aplique nos cabelos devidamente umedecidos e com cuidado, massageie os fios, para que absorvam completamente o extrato da planta, deixe agir por aproximadamente meia hora e depois lave os cabelos como de costume. Na primeira aplicação você já percebe a diferença.
Se for utilizar na pele, a receita também é simples, você vai precisar da polpa de uma folha de babosa. É só bater no liquidificador com 5 colheres de sopa de iogurte natural e 3 colheres de sopa de mel. Essa mistura se transforma em um poderoso hidratante e pode ser usado à noite após o banho. Você pode guardar em um recipiente de vidro, bem tampado na geladeira, e esse creme dura por até três dias sob refrigeração.
Agora que você conhece mais sobre os benefícios da babosa, inclua no seu dia a dia.