Impingem: micose pode afetar a pele no verão

29/2/2016        

 
 

Evite compartilhar objetos pessoais, mantenha a pele seca e arejada

Em dias quentes costumamos expor mais o corpo e estamos mais suscetíveis à umidade através do suor. Portanto, surgem às indesejadas micoses, fungos facilmente encontrados em fezes de animais, no solo ou em locais úmidos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia de Santa Catarina (SBD-SC) uma micose comum no verão é a tinea do corpo, também conhecida popularmente como impingem é uma espécie de fungo que prolifera em casos de baixa imunidade, calor e uso de antibióticos que podem afetar o equilíbrio cutâneo.

A dermatologista Adriana Awada alerta sobre os cuidados no verão: “É uma micose de pele causada por fungos diferentes, que devem ser diagnosticados e tratados com cremes, shampoos e medicamentos via oral. É contagioso, pegamos em locais úmidos, como bordas de piscinas, academias ou saunas”.

O fungo responsável por provocar o tipo de micose tinea corpo “impingem” é o dermatófito. Os sintomas são manchas arredondadas ou ovais, possui borda vermelha ressaltada e apresenta pequena descamação no centro. Esse tipo de micose é comum entre pessoas que possuem contato direto com cães e gatos. O tratamento é realizado com antifúngicos para melhorar a respiração do tecido e combater a doença.

Aproveite o verão e cuide da pele

Em dias quentes procura-se lazer em piscina, praia e por esses motivos acabamos relaxando mais sobre micróbios, fungos e bactérias. Mas de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esses microrganismos podem causar danos e são facilmente encontrados nos locais em que visitamos.

Vale lembrar de que os animais também são visitantes da praia e por vezes costumam deixar vestígios de suas fezes. Ao mantermos contato direto há riscos de contaminação pelo “bicho geográfico”, parasita Ancylostoma.

A dermatologista Adriana Awada afirma que a prevenção é simples: “Você pode retornar do passeio e secar bem a pele, somente com sua toalha ajuda muito, e não usar sabonetes em barra, somente líquidos”, alerta.

Sintomas provocados pela impingem:
 
  •  Bolhas com bordas escamosas;
  • Coceira nas regiões afetadas;
  •  Formação de círculos na pele com borda avermelhada;
  •  Erupções na pele.

Além da tinea corpo existe a tinea que também afeta a cabeça, mais comum em crianças e altamente contagiosa. O fungo atinge o couro cabeludo e os sintomas são falhas na região capilar.

Tratamento

Os sintomas da impingem são facilmente detectados pelo próprio paciente, o que facilita o tratamento. O diagnóstico médico é realizado através do exame micológico cultural e direto, neste caso o especialista irá coletar o material para análise em laboratórios.

Ao notar qualquer tipo de lesão ou coceira na pele principalmente em dias quentes com maior exposição consulte o médico dermatologista. Manter a pele hidratada, boa higiene e o uso de protetor solar contribui para a saúde e prevenção de doenças. 

 
Referências: 
 
Sociedade Brasileira de Dermatologia- Santa Catarina (SBD-SC): http://www.sbd-sc.org.br/noticia-detalhe.cfm?codigo=195
-https://www.sbcd.org.br/pagina/2275
Mais Equilíbrio online: http://www.maisequilibrio.com.br/beleza/problemas-de-pele-no-verao-6-1-5-511.html
 
 
 



comentários