Como contornar os incômodos gerados pela escova progressiva?

4/5/2015        

Descamação, oleosidade e fios mais fracos são as principais queixas

 
Milhares de mulheres no Brasil se renderam à escova progressiva. Aliás, as linhas de produtos para progressiva existentes no mercado hoje possuem outras substâncias e não mais o nocivo formol, mas apesar de deixar os cabelos lisos, alguns incômodos podem surgir.
 
Quais incômodos são esses?
Algumas mulheres se incomodam com a raiz do cabelo ondulada, mas no demais, gostam da aparência dos fios, o que ocorre é que com a progressiva, o cabelo se torna extremamente liso e assim, fica difícil recuperar o ondulado natural do comprimento. Recuperar esse ondulado é possível por meio de um produto ativador de cachos, mas se o desejo não é dar volume ao cabelo, o jeito é esperar, conforme a lavagem o produto vai saindo dos fios e assim, os aspecto mais natural pode ser recuperado.
 
Outro incômodo é que a raiz do cabelo se torna mais oleosa do que o normal. Isso acontece por que nos cabelos lisos fica mais difícil controlar a oleosidade. O que pode ser feito nesses casos é apelar para a utilização de algum produto específico que auxilie no processo de controle da oleosidade, há excelentes marcas no mercado.
 
O que mais costuma incomodar são as caspas ou “cascas” que se formam no couro cabeludo. Costuma se apresentar de maneira mais intensa nos primeiros dias após o procedimento químico, conforme as lavagens, o aspecto melhora. É importante utilizar um produto específico para controlar a oleosidade logo nos primeiros dias após a progressiva. É um incômodo que costuma desaparecer após a terceira semana do procedimento. A dica é: depois que lavar os fios, utilize um pente fino e com a ajuda no secador vá retirando as pequenas cascas.
 
Se os fios se apresentarem “elásticos” é sinal de que necessitam com urgência de hidratação profunda. Produtos à base de queratina são indicados para fortalecer os fios.
 
Alguns cuidados são essenciais para manter o efeito da escova progressiva. Utilize um xampu e condicionado adequados e sem sal. Banhos de mar e piscina costumam retirar a química dos fios. Lavagens com frequência também diminuem o tempo do efeito liso nos fios.
 
É fundamental que o procedimento seja realizado por um profissional capacitado. Em casos em que após a lavagem algumas mechas voltaram a apresentar aspecto crespo é importante retornar ao salão e pedir o retoque do produto. Esse é um direito de todo cliente.
 
Procure hidratar pelo menos uma vez por semana os fios com um produto de qualidade e evite refazer o processo antes do estipulado que é 3 meses.
 
Drible os percalços da progressiva e desfrute do cabelo liso e solto.
 



comentários