Voltando ao corpo normal depois da gravidez

9/9/2014        

Como retornar ao peso de antes?

Muitas mulheres costumam ter a mesma preocupação após a chegada do bebê: Voltar ao peso normal. Mas não adianta alimentar a ansiedade e querer resultados para ontem, esse processo pode levar um tempo, afinal, seu corpo passou por inúmeras transformações ao longo da gravidez.
 
A primeira coisa que deve fazer é parar de se comparar a outras mulheres, e é muito comum que comece a reparar principalmente nas celebridades que acabaram de dar à luz e já estão com um corpo magro, considere que essas mulheres têm à sua disposição recursos como personal trainer, e geralmente se preocupam ao máximo com o controle do peso no período da gestação. Se você tinha uma vida de prática de exercícios assídua antes da gravidez, não adianta querer retomar no mesmo pique que antes, é importante começar devagar, após um parto normal, por exemplo, após três semanas, exercícios aeróbicos moderados como a caminhada podem ser realizados.
 
Vale lembrar que a fase da amamentação por si só auxilia a mulher na recuperação do peso corporal e já se pode repensar os hábitos alimentares, os excessos devem ser revistos, a alimentação deve ser saudável e em porções adequadas.
 
Um dos maiores incômodos para muitas mulheres após a chegada do bebê é o aspecto do abdômen que chega a aparentar semelhança com os primeiros meses de gravidez, mas é totalmente natural, afinal, os músculos abdominais foram esticados ao máximo para comportar a criança, e após o nascimento, leva algum tempo para voltar ao normal. A prática de atividades físicas como Ioga ou Pilates, são recomendáveis.
 
Os seios também costumam sofrer bruscas transformações, a quantidade de hormônios progesterona e estrógeno são responsáveis pela produção de leite no corpo feminino, assim os tecidos mamários incham. Quando a fase de amamentação se inicia, a quantidade desses hormônios passa a se estabilizar e diminuir, assim os seios vão voltando ao tamanho normal e talvez possam apresentar algum tipo de flacidez, mas nada que não possa ser solucionado com algum procedimento estético que nos dias atuais é altamente acessível.
 
É comum que os pés fiquem inchados, aliás, é natural a sensação de inchaço, isso por que durante a gravidez e no período pós-parto muitas mulheres passam a reter líquidos, os pés geralmente levam um pouco mais de tempo para voltarem ao normal, é fundamental evitar o excesso de sal (sódio) na alimentação e beber muito líquido, consuma frutas com ação diurética como abacaxi, melão, melancia, pera, entre outras.
 
Quais exercícios podem ser praticados assim que o médico der o aval? 
 
A hidroginástica é um exemplo de atividade física bem-vindo, fortalece a musculatura e não causa impactos sobre as articulações.
 
A natação é importante para melhorar a circulação sanguínea a auxilia na diminuição do inchaço.
 
Caminhar é um exercício também recomendável, aumenta a resistência corporal e também ajuda a aliviar a sensação de inchaço.
 
Esses são só apenas alguns dos exercícios que podem ser explorados. O mais importante é que você aproveite ao máximo o seu bebê. Tenha calma, seu corpo voltará ao normal.
 



comentários