Cuidados importantes com a pele: dúvidas sobre cosméticos anti-idade e clareamentos

1/4/2016        

 

É SEMPRE IMPORTANTE PREZAR PELA BUSCA DE PROFISSIONAIS PLENAMENTE CAPACITADOS

 
 
O que não falta são clínicas de estética que oferecem tratamentos que prometem resultados satisfatórios como: clareamentos, renovação da pele, limpeza de pele, entre outros. Mas quais os riscos quando as pessoas se submetem a estes procedimentos sem a devida indicação?
 
A farmacêutica Marta Ferreira explica, que nem sempre os procedimentos são bem realizados e isso se deve à falta de uma avaliação correta da pele do cliente, já que que muitas vezes, a pessoa não é informada das precauções após o procedimento estético. Ela também ressalta que muitos clareamentos e peelings, que permitem a renovação da pele, são feitos com o recurso de ácidos fortes ou de equipamentos de luz pulsada que devem ser realizados com cautela:
 
“De acordo com a pele do cliente, estes tratamentos carecem de um diagnóstico prévio e ajuste da intensidade do ácido ou da radiação a se utilizar. Isto por que algumas pessoas de pele clara, mas sobretudo, as peles mais escuras e negras têm uma maior tendência para desenvolver pigmentação pós-inflamatória depois deste tipo de intervenção,  o que pode agravar as manchas existentes ou desenvolver novas manchas”.
 
A especialista ainda destaca a importância de que quaisquer procedimentos estéticos sejam realizados apenas por profissionais credenciados e, de preferência sob a orientação de um médico: “A microdermoabrasão, por exemplo, deixa a pele particularmente sensível e irritada durante algum tempo, e para isso é necessário utilizar cosméticos calmantes adequados no cuidado pós-procedimento, bem como proteção solar forte que impeça a pigmentação pós-inflamatória de aparecer”.


SOBRE A UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS ANTI-IDADE

 

Segundo a pesquisa Beleza e Envelhecimento: a visão de um grupo de dermatologistas sobre seus pacientes e produtos anti-idade, para o mercado de consumo, a idade sentida pela pessoa é mais importante do que a idade cronológica. Desta forma, a intensidade do envolvimento com o consumo de produtos de beleza tem relação com a percepção do envelhecimento.

Atualmente, milhares de mulheres e até mesmo homens, recorrem a cremes cosméticos anti-idade a fim de reverter os sinais do tempo. Mas será que há riscos? 

A farmacêutica esclarece que cosméticos e medicamentos possuem diferenças e atuações distintas e de que em relação aos cosméticos o risco é reduzido:

“Este tipo de produto tem pouca capacidade para alterar o funcionamento da pele como ocorre com os medicamentos, mas permite sim prevenir danos ou melhorar o seu aspeto. É óbvio que algumas pessoas têm uma pele particularmente sensível, ou sofrem alergias a algum tipo de ingrediente cosmético, e para essas pessoas poderá haver alguma restrição no tipo de produto a utilizar”.

A pesquisa Padrões de Beleza Feminino: A Imposição da Cultura Midiática a Busca do Estereotipo Perfeito, aborda as questões culturais em torno da reverência estética e as relaciona com a participação da mídia por meio da análise de propagandas específicas sobre cosméticos. A maioria das propagandas de cosméticos anti-idade de marcas conhecidas brasileiras utilizam-se da constante “preocupação com o amanhã”, onde principalmente o público feminino é levado a se preocupar com o rosto, buscando tratamentos que corrijam imperfeições que surgem com o passar do tempo. Segundo o estudo, o temo anti-idade possui uma carga de significados sociais que englobam as exigências para uma pele e corpo sempre belo e jovem.

A especialista explica que de uma maneira geral os produtos cosméticos são seguros para a maioria da população e a eficácia depende do quanto mais cedo forem usados, mas alerta de que o melhor produto anti-idade ainda é o protetor solar.

Os cosméticos para terem a venda liberada precisam ser regulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para garantir a segurança na utilização, por isso, os riscos são menores se comparados aos medicamentos que só podem ser utilizados sob prescrição médica.

Cuidar da pele e se preocupar com a vaidade é importante sempre, mas tudo deve ser feito com equilíbrio, levando-se em conta principalmente o próprio bem-estar. 
 
 

 
 
 
Marta Ferreira é farmacêutica e escritora no site - apelequehabitoblog.blogspot.pt, com informações esclarecedoras sobre os cuidados com a pele em que partilha seus conhecimentos adquiridos no estudo de Ciências Farmacêuticas.



Fontes
 
Padrões de Beleza Feminino: A Imposição da Cultura Midiática a Busca do Estereotipo Perfeito. Realizado por: Maria do Carmo dos Santos Carvalho; Maria da Luz Alves Ferreira: www.congressods.com.br/terceiro/images/trabalhos/GT4/pdfs/maria_do_carmo.pdf

Beleza e Envelhecimento: a visão de um grupo de dermatologistas sobre seus pacientes e produtos anti-idade. Realizado por: Liana Porto Ferreira: www.coppead.ufrj.br/upload/publicacoes/Liana_Pereira.pdf
 
Microdermoabrasão - Um tipo de peeling mecânico que se utiliza de microcristais de sílica e de óxido de alumínio.
 
 



comentários