Laser Fraxel no tratamento de manchas, rugas e cicatrizes de acne

18/4/2016        

 
 

COMPREENDA SOBRE ESTE PROCEDIMENTO CUJOS EFEITOS COLATERAIS E TEMPO DE RECUPERAÇÃO SÃO MÍNIMOS

 

Ninguém gosta de conviver com problemas de pele como manchas, rugas ou cicatrizes de acne. E por mais que existam excelentes marcas de maquiagem com efeitos satisfatórios, as pessoas na verdade desejam se ver de “cara limpa” no espelho ao mesmo tempo em que querem se sentir bem consigo mesmas. O que fazer quando esses problemas de pele aparecem?
 
Hoje já é possível encontrar uma série de tratamentos específicos e o melhor, que podem oferecer excelentes resultados. Dentre eles, está o Laser Fraxel, que garante resultados satisfatórios logo nas primeiras aplicações.
 
Segundo o dermatologista Gilvan Alves, essa técnica não é indicada apenas para a face, também pode ser utilizada nas regiões do pescoço, colo e dorso das mãos:
 
“A pele fica livre de sinais de idade, com textura e tônus renovados. O laser pode ser utilizado ainda para o tratamento de estrias, que ficam com aspecto mais amenizado. Pescoço, colo e mãos são rejuvenescidos, e cicatrizes de acne e rugas de expressão são suavizadas.”
 
De acordo com a matéria Confira seis tratamentos para remover cicatrizes de acne, o procedimento de Laser Fraxel é apresentado como recurso poderoso que recupera a pele de dentro para fora, suavizando rugas e cicatrizes de acne.
 
O especialista explica que primeiramente um creme anestésico é aplicado, a fim de diminuir possíveis desconfortos durante o procedimento e uma hora depois, o laser fracionado é utilizado na pele do paciente, formando milhares de pontos na derme e estimulando a renovação da pele.
 
Segundo o artigo Tratamento com laser fracionado, o princípio deste procedimento é poupar as áreas sãs da pele dentre as áreas tratadas, facilitando e auxiliando em uma cicatrização mais rápida por conta das áreas poupadas. Tratam-se de lasers que penetram profundamente na pele, aquecem a derme e poupam a epiderme, e desta forma, os efeitos colaterais e o tempo de recuperação são mínimos.
 
“Estudos clínicos recomendam de três a cinco aplicações, com intervalos de duas a quatro semanas entre cada sessão”, diz o dermatologista.
 
O médico explica que são necessárias de três a cinco sessões para que os resultados comecem a surgir, com intervalos de duas semanas ou um mês.
 
A pesquisa Revisão de literatura sobre melasma, apresenta o procedimento com Laser Fraxel como alternativa para o tratamento do melasma, isso porque se trata de um procedimento com baixa incidência de complicações, o que inclui hiper e hipopigmentação e cicatrizes. Mas o mesmo estudo salienta que alguns pacientes com melasma apresentaram hiperpigmentação mantida por exposição solar, mesmo meses após o procedimento.
 
De acordo com o artigo Principais ativos utilizados no tratamento do melasma, o Laser Fraxel é apresentado como o procedimento mais seguro no tratamento do problema, sendo eficaz principalmente em casos de melasma epidérmico. A mesma pesquisa salienta a importância de cuidados após procedimentos, incluindo o laser, como a utilização de protetores solares de amplo espectro.
 
“Após o tratamento, é recomendável utilizar filtro solar com hidratante, com fator de proteção de no mínimo 30, duas vezes ao dia, e evitar a exposição ao sol durante o tratamento em até três meses depois das sessões”, alerta o dermatologista.
 
No Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o laser (diferentes tipos) é apontado como procedimento recomendado para diversos casos de problemas na pele incluindo rejuvenescimento, estrias, melanoses solares, tratamento ao melasma, entre outros.
 
O importante diante de um problema de pele que cause desconforto e que afete a autoestima, é procurar um especialista plenamente capacitado para tratamento adequado e que gere excelentes resultados.
 
 
 
Dr. Gilvan Alves (CRM 7940) - Médico há mais de 20 anos, é mestre em Dermatologia pela Universidade de Londres e sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

 
 
 
Fontes

Confira seis tratamentos para remover cicatrizes de acne. Beleza. Terra: beleza.terra.com.br/sua-pele/cuidados-especiais/confira-seis-tratamentos-para-remover-cicatrizes-de-acne,952531fd01c1c310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html
 
Tratamento com laser fracionado. Realizado por: Ane Beatriz Mautari Niwa; Danielle Shitara do Nascimento; Nuno Osório: www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=3885&fase=imprime
 
Revisão de literatura sobre melasma: enfoque no tratamento. Realizado por: Bruna de Paula Neves: www.cursospos.com.br/arquivos_biblioteca/a791f7460b2e085e0c4fcd3b5803117041087080.pdf
 
CESÁRIO, Gleiciane Rodrigues. Principais ativos utilizados no tratamento do melasma. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Farmácia, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Palmas-TO, 2015.
 
Laser. Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia: www.sbd.org.br/tratamentos/laser
 



comentários