Sofre de melasma? O peeling de cerveja pode ser a solução

8/5/2016        

 

O PROCEDIMENTO TRATA O PROBLEMA DA RAIZ

 


De acordo com a matéria Conheça três novidades no tratamento do melasma, é explicado que o melasma é uma hipermelanose que se caracteriza pelo surgimento de manchas castanhas localizadas principalmente na região facial. Este é um problema que acomete principalmente mulheres, com destaque para as mulheres hispânicas e asiáticas. Mas 10% dos homens também é acometido por este problema.
 
A especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional, Aline Brito, esclarece que o melasma atinge principalmente o público feminino porque possui íntima ligação com questões hormonais relacionadas à concentração de estrógenos, a problemas na tireoide, pode ter relação com os anticoncepcionais, mas é a exposição solar o fator que mais atua no desenvolvimento do problema:
 
“O melasma pode estar concentrado na região centro-facial, pode estar na região mandibular ou na região malar. O melasma desde o momento em que aparece, costuma tomar conta do rosto inteiro, então o ideal é que assim que for detectado, seja tratado, porque a tendência é que o problema tome conta do rosto da paciente”.
 
A fisioterapeuta enfatiza que o importante é tratar o problema o quanto antes e que na maioria dos casos, os pacientes se questionam se o problema terá cura ou se a partir do tratamento nunca mais ressurgirá a patologia,  mas esclarece que o melasma é um problema que poderá ressurgir sempre, mas que a tecnologia e novos tratamentos permitem a solução do problema de dentro para fora, como é o caso do peeling de cerveja.
 
A especialista explica que o peeling de cerveja é conhecido tecnicamente como wonderlight e este é um ativo que consegue bloquear o aprofundamento da mancha: 
 
“Então o grande diferencial do uso do peeling de cerveja é que não só clareia e não só faz a renovação celular, esse tratamento consegue bloquear o processo que levou à mancha, desde o início. Então, desde o momento em que a melanina é produzida já é bloqueada, nem sequer consegue chegar à superfície da pele”.
 
O artigo Tratamento do melasma: revisão sistemática, revelou que um estudo realizado com 53 pacientes que utilizavam cremes clareados e protetores solares de alto espectro, demonstrou que o uso de filtro solar produziu impacto positivo e significativo no tratamento do melasma. No caso de 65 gestantes que utilizaram no primeiro trimestre da gestação o filtro solar, os resultados também foram positivos e houve menor incidência de melasma.
 
A especialista esclarece que a primeira coisa que uma pessoa que tem melasma deve saber é que não poderá se expor ao sol sem a utilização do filtro solar e que em casos do filtro solar com fator mínimo recomendado de 30, é importante que a pessoa reaplique o filtro a cada duas horas.
 
Outro fator destacado pela fisioterapeuta é que em uma sociedade em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a aparência, aquelas que sofrem de melasma costumam apresentar outros transtornos porque geralmente não se acham bonitas, tem baixo autoestima e é esse o motivo que mais as levam a procurar clínicas de estética pelo tratamento do melasma.
 
 

COMO FUNCIONA O PEELING DE CERVEJA?

 
 
 
A especialista esclarece que o peeling de cerveja é derivado do lúpulo, responsável pelo sabor amargo da cerveja. O melanócito é o responsável pela produção de melanina e quando a pessoa sofre com o melasma quer dizer que o melanócito tem produzido melanina de maneira desordenada e por isso, em determinadas áreas da face haverá uma produção de melanina exagerada, assim como manchas se formarão e poderão se mostrar maiores em determinadas áreas da pele.
 
O artigo Peeling de Cerveja clareia a pele, atua na raiz da mancha e impede que ela volte, destaca que o produto deve ser aplicado apenas por um profissional habilitado, pois engloba a manipulação de ácidos que devem permanecer na pele de 4 a 5 horas. Depois do tempo estipulado, o produto é retirado e se iniciará a renovação da pele.
 
A fisioterapeuta esclarece que este tratamento não produz resultados logo na primeira aplicação, pois o tratamento envolve principalmente o bloqueio na produção de melanina, o que quer dizer que se trata de um procedimento que trata a raiz do problema, os resultados em relação às manchas superficiais surgirão a partir da segunda ou terceira sessão: 
 
“Quando se fala em peeeling, automaticamente bate uma insegurança porque é preciso observar o fototipo da pele, já com o peeling de cerveja não há essa insegurança, porque pode ser aplicado em qualquer tipo de pele”.
 
O peeling de cerveja é um procedimento que pode ser realizado de 4 a 6 sessões com um intervalo de 15 dias.



 
 
 
Dra Aline Brito - Especialista em Fisioterapia Dermato-funcional 


 
 
 
 
Fontes
 
CONASEF – Congresso Nacional de Saúde e Estética Funcional
 
Conheça três novidades no tratamento do melasma. Minuto Saúde Estética: www.minutosaudeestetica.com.br/postagens/2015/02/06/conheca-tres-novidades-no-tratamento-de-melasma
 
Tratamento do melasma: revisão sistemática. Realizado por: Denise Steiner; Camila Feola; Nediana Bialeski; Fernanda Ayres de Morais e Silva: www.redalyc.org/pdf/2655/265520997008.pdf
 
Peeling de Cerveja clareia a pele, atua na raiz da mancha e impede que ela volte. Maxpress: www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,770350,Peeling_de_Cerveja_clareia_a_pele_atua_na_raiz_da_mancha_e_impede_que_ela_volte,770350,6.htm



comentários