Virilhas e axilas escurecidas? Existe tratamento efetivo

8/5/2016        

 
 

SAIBA QUAL O PROCEDIMENTO DE PEELING INDICADO PARA ESSAS REGIÕES


Ninguém gosta de ter axilas escurecidas ou quando precisa colocar um biquíni, deixar à mostra a região da virilha escurecida. Mas é possível tratar essas regiões e obter excelentes resultados.
 
De acordo com a matéria Clarear a pele das axilas e virilha é possível, o método da depilação a laser é apresentado como a solução para o escurecimento dessas partes do corpo. 
 
A farmacêutica e especialista em farmácia magistral, Kaline Braga, explica que a irritação pode ser decorrente da utilização de determinados produtos cosméticos e que a depilação frequente com lâmina pode ocasionar no problema, e também alerta:
 
“Grande parte dos pacientes tem o hábito de utilizar formulações caseiras, o que não é recomendado. O limão, por exemplo, é usado com o intuito de clarear, o que pode piorar a situação da pele. É sempre importante procurar um esteticista, um profissional treinado, um fisioterapeuta que tenha qualificação para isso, ou até mesmo um dermatologista da área médica que possa tratar o problema”.
 
A reportagem Médicas dão dicas para evitar e tratar manchas na pele e axilas escuras, alerta que após a depilação é importante utilizar produtos calmantes e protetor solar na região, além de evitar a exposição ao sol e à luz artificial se não estiver utilizando filtro solar.
 
A farmacêutica explica que em uma pele morena, não é qualquer produto que pode ser utilizado para o tratamento de manchas e que por isso, é importante estudar e procurar parcerias com profissionais que possam dividir conhecimentos: 
 
“Na realidade é fundamental ter cuidado com o fototipo de pele e escolher qual dentre os vários despigmentantes é o ideal. É preciso seguir a legislação porque não são todos os produtos que podem ser utilizados. Às vezes é necessário usar mais de um despigmentante assim como existem as quantidades máximas, há casos em que se busca de três a quatro concentrações limites para serem utilizadas”.
 
A profissional acrescenta que o despigmentante para o tratamento dessas manchas deve ser escolhido de acordo com a textura e fototipo da pele e que antes de tudo, é preciso analisar a pele e verificar qual o tratamento que seria mais efetivo.
 

PARA SE LIVRAR DE VEZ DAS INDESEJÁVEIS MANCHAS

 
A profissional destaca que o peeling é um procedimento recomendado no tratamento dessas manchas, mas enfatiza que é importante que a limpeza da pele seja realizado com algum tipo de ácido, como é o caso do ácido glicólico, que promove a retirada da camada morta da pele. Além disso, a farmacêutica se utiliza de mais dois ácidos na composição do peeling:
 
“Tanto na axila como na virilha, o profissional pode aplicar o peeling que compõe quatro ácidos: ácido glicólico, ácido mandélico, ácido silícico e ácido kójico. O ácido silícico na verdade possui o efeito calmante, os demais ácidos naturalmente podem causar irritação, mas geralmente nos peelings há a presença de algum produto calmante. Em casos de pele muito delicada, por exemplo, pode ser utilizado o corticoide, mas tudo dependerá da análise da pele do paciente”.
 
A especialista explica que a base do peeling que utiliza é líquida com pH adequado e que depois de aplicado costuma agir na pele de 15 a 20 minutos, mas o tempo varia de acordo com a sensibilidade da pele do paciente: “Há casos em que a textura da pele é tão grossa na região escurecida que a pessoa consegue ficar mais tempo com o ácido sem sentir desconforto”.
 
Segundo a profissional, o procedimento de peeling realizado nas regiões das axilas e virilha é diferente do que costuma ser realizado em outras regiões da pele. 
 
Após a aplicação do peeling, o produto é retirado da pele do paciente com água com o auxílio de gaze ou algodão. Uma substância calmante é utilizada na pele: “Por mais que as regiões na virilha e axilas sejam mais grossas, ficarão irritadas, então é indicado a aplicação de um creme, geralmente indico a base de vergelipe, rico em óleos de ômega-3, 6 e 9 que vão promover uma ação calmante na pele”.
 
Além do procedimento realizado em clínica, a farmacêutica alerta que é indispensável o uso de alguns produtos em casa, com menor concentração de ácido, para a continuidade e sucesso do tratamento. Este procedimento de prosseguir com os cuidados em casa é chamado de home care: “O paciente em casa que continuar utilizando o despigmentante à noite com certeza apresentará resultados melhores”.
 
A especialista destaca que o creme pós-peeling costuma ser indicado para uso em casa e deve ser utilizado por três dias, após esse período um despigmentante é utilizado até a próxima sessão em consultório.
 
Então agora você já sabe, virilha e axilas escurecidas têm solução!


 
 
 
Dra Kaline Braga - farmacêutica e especialista em Farmácia Magistral

 
 
 
Fontes 
 
CONASEF – Congresso Nacional de Saúde e Estética Funcional
 
Clarear a pele das axilas e virilha é possível. Vila Mulher: www.vilamulher.com.br/beleza/corpo/clarear-a-pele-das-axilas-e-virilha-e-possivel-28706-e-193.html
 
Médicas dão dicas para evitar e tratar manchas na pele e axilas escuras. Bem Estar. G1: g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/07/medicas-dao-dicas-para-evitar-e-tratar-manchas-na-pele-e-axilas-escuras.html



comentários