Endorfina: o hormônio do prazer

28/1/2016     Vanessa Ferreira    

 
Quem pratica exercícios físicos conhece a sensação de prazer e bem estar que a endorfina proporciona. Esse hormônio é liberado pelo cérebro após os estímulos dos exercícios e chega a ser até 400 vezes mais forte que a morfina, oferecendo sensação de relaxamento e anestesia.
 
 

A endorfina é produzida da hipófise, localizada na parte inferior do cérebro, e liberada na corrente sanguínea. O processo de liberação do hormônio ocorre durante e após a atividade física, sendo liberada gradualmente. Isso explica o motivo de não sentirmos dores pelo corpo logo após a atividade física.

Os efeitos do hormônio em nosso organismo são muitos: ele possui a capacidade de aliviar dores, regular o sono, inibir o estresse e a ansiedade e ainda reduzir a compulsão alimentar. Em muitos casos a endorfina é indicada para auxiliar o tratamento da depressão, TPM, ansiedade, insônia e outros transtornos do sistema nervoso.

Pesquisas mostram que os efeitos da endorfina podem ser percebidos até uma ou duas horas após sua liberação. Dessa forma, quem deseja mais energia durante o dia pode ser exercitar de manhã e quem deseja dormir melhor pode escolher o período noturno para a atividade física.

Apesar da endorfina estar associada a atividade física, ela pode ser liberada de diversas formas. Ela está associada a todas as atividades que nos dão prazer, como apreciar uma refeição saborosa, degustar um delicioso chocolate, ou fazer sexo, mas nada se compara as concentrações de endorfina liberadas após o exercício físico. Contudo, para que os benefícios sejam perceptíveis é importante estar atento a intensidade do exercício, pois o hormônio é liberado de acordo com o grau de intensidade do estímulo.

Não há um tempo de exercícios pré-estabelecido a partir do qual a endorfina começa a ser liberada, pois os efeitos podem variar de acordo com cada metabolismo. Dessa forma, é importante realizar uma avaliação física, com um profissional habilitado, antes de iniciar os exercícios, para que seja avaliado o seu nível de condicionamento físico.



comentários