Qual o melhor horário para se exercitar?

29/1/2016     Vanessa Ferreira    

 
 

A primeira dúvida de quem quer iniciar uma rotina de exercícios físicos é o horário ideal para se exercitar. Existem os que preferem iniciar o dia em movimento. Outros deixam os exercícios para o fim do expediente, mas o horário escolhido pode interferir diretamente o seu desempenho físico.

Exercícios pela manhã:

O principal benefício em iniciar o dia com exercícios físicos é a disposição e energia para o restante do dia. Os estímulos físicos liberam hormônios como a endorfina, que proporcionam sensação de prazer e bem estar, além de melhorar o humor. Além disso, os exercícios matinais possibilitam uma rotina mais sólida, visto que são feitos antes dos horários dos compromissos, o que facilita a regularidade.

Os exercícios no horário da manhã também possibilitam uma melhor recuperação muscular, visto que estão programadas várias refeições durante o dia para suprir as necessidades nutricionais. Em contrapartida, quem não consegue se alimentar bem pela manhã pode ser prejudicado pelos exercícios matinais, pois se exercitar em jejum ou após uma refeição inadequada pode causar enjoo, fraqueza e até provocar desmaios, além de prejudicar o desempenho físico.

Exercícios a noite:

Os que preferem se exercitar a noite se beneficiam do aumento da força, pois os hormônios estão em seu auge neste período. Além disso, a temperatura corporal também está mais alta durante a noite, o que favorece o desempenho físico. Os hormônios liberados com o exercício noturno também ajudam a relaxar após um dia estressante, sendo favorável, inclusive, para uma boa noite de sono. Contudo, é importante se exercitar, pelo menos 2 horas antes de dormir. Exercícios após as 22hs podem interferir no sono.

É importante lembrar que não existe um horário ideal para se exercitar. O importante é se manter em movimento e a preferencia e disponibilidade devem ser levados em consideração.



comentários