Exercícios podem ser praticados durante a gestação

26/3/2014        

 

A prática é favorável para a saúde da mãe durante e após o parto
 
A atividade física durante a gestação pode trazer muitos benefícios à gestante, como um preparo físico cardiopulmonar, responsável por favorecer a melhora do equilíbrio até mesmo no momento após o parto. A prática de atividades físicas é recomendada para todas, pois proporciona benefícios à mamãe e ao bebê. 
 
Dentre os benefícios das atividades físicas para a gestante, estão às reduções das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso, melhor condicionamento físico e diminuição da depressão e estresse. Contudo, é importante ter acompanhamento profissional, pois algumas condições como pressão alta e placenta baixa podem restringir a prática de exercícios físicos. 
 
De acordo com especialistas, os melhores exercícios para essa fase de gestação, são as atividades realizadas na água, pois evitam fortes impactos e melhoram as dores lombares e os inchaços. As intensidades dos exercícios variam de acordo com o período da gestação. 
 
Os mais recomendados são:
 
Yoga: uma boa alternativa para manter o tônus muscular e melhorar a flexibilidade, os exercícios com yoga relaxam as articulações e ajudam a gestante a se adaptar às transformações físicas decorrentes da gravidez, pois os exercícios realizados elevam a gestante a forçar músculos que ela não estava habituada, o que reduzira também as dores na coluna. Sem contar que os exercícios de respiração do yoga também melhoram a circulação sanguínea da gestante. 
 
Hidroginástica: uma das atividades mais recomendadas para as gestantes, relaxa e diminui o estresse. Além de garantir menores impactos, a água evita as forças gravitacionais e reduz o risco de quedas. Especialistas recomendam que gestantes, podem realizar a hidroginástica de duas a três vezes por semana, durante uma hora. 
 
Caminhadas: De acordo com especialistas, a caminhada além de melhorar o condicionamento cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e reduz o estresse. Sem contar que pode ser realizada, ao ar livre, o que garante sensação de bem-estar. No  caso da  gestante realizar a caminhada em esteiras, especialistas alertam para a área das pisadas, que deve ser larga o suficiente para que não ocorra o desequilíbrio. As gestantes podem realizar as caminhadas três vezes por semana, durante 40 minutos. 
 
Alimentação durante a gravidez
 
De acordo com especialistas é importante manter o equilíbrio entre exercícios e alimentação durante a gravidez, para assim evitar o ganho de peso excessivo que irá prejudicar tanto na saúde da mãe, como da criança.
 
Médicos alertam que as recomendações nutricionais devem ser de acordo com o quadro clínico de cada gestante e suas necessidades. Uma questão importante a ser levada em conta é a concentração de vitaminas no organismo, pois de acordo com especialistas a concentração de vitaminas e minerais são alteradas durante a gravidez, dependendo do caso para menos ou mais. É importante verificar com o médico a necessidade de suplementos vitamínicos.
 



comentários