Exercícios praticados na areia potencializam a musculatura

11/3/2014        

 
Além de sensação da bem-estar a praia pode ser um ambiente proveitoso para praticar atividades físicas
 
A maioria das pessoas vai à praia descansar ou em momentos de lazer, no entanto, muitas ainda encontram na areia maiores estímulos para treinar. Podemos observar que algumas pessoas se exercitam e ao mesmo tempo exibem o corpo malhado e tonificado. 
 
De fato, os exercícios físicos realizados na praia, além de favorecer a perda de peso, são capazes de tonificar os músculos mais do que os treinos nas academias. Isso se deve as pisadas na areia, pois quando realizamos os movimentos no chão, podemos observar que os exercícios são mais contínuos e regulares, ao contrário da areia, que força nosso corpo a exercitar um grupo maior de músculos para manter o equilíbrio e realizar ao realizar a atividade. 
 
Existe uma grande variedade de exercícios que podem ser praticadas na praia. Dentre eles estão: vôlei, frescobol, futevôlei, beach training e até mesmo aulas de ginástica. Esses exercícios ao serem praticados na areia proporcionam uma grande resistência ao corpo. 
 
Caminhar na praia também é uma excelente opção, para intensificar os efeitos benéficos da caminhada, procure caminhar com a água do mar beirando a canela, dessa forma, você eleva a queima de calorias e o esforço muscular. Sem contar que a caminhada na areia ou na água, reduz o risco dos impactos, favorecendo pessoas que sofrem com tensões musculares ou problemas nas articulações.
 
Segundo especialistas, o contato com a areia é comprovadamente muito eficaz no alívio do estresse. Sem contar que as atividades físicas praticadas na praia são muito mais agradáveis e saudáveis e ajudam a aliviar tensões do dia a dia. 
 
Contudo, especialistas ressaltam que a prática de alongamentos antes e após as atividades é fundamental. Principalmente para pessoas sedentárias que decidem ter uma vida saudável da noite para o dia, é necessário cautela na prática de exercícios na praia e respeitar os limites do corpo. 
 
Outro ponto importantíssimo é a exposição ao sol que deve ser antes das 10 horas e após as 16 horas, sempre com a utilização de filtro solar e com uma garrafa de água em mãos. A hidratação também é essencial. 
 



comentários